Yglésio destaca que municípios do Maranhão estão entre os menores PIBs do Brasil

O deputado Yglésio Moyses (PSB) destacou, na sessão plenária desta terça-feira (20), reportagem veiculada ao jornal Folha de São Paulo, que aponta os maiores e menores PIBs (Produto Interno Bruto) per capita do Brasil em 2020. Segundo o parlamentar, dos últimos 25 municípios do ranking, só um não é do Maranhão. 

“É a primeira vez que um estado concentra dessa maneira o final do ranking da distribuição de riqueza do País. O cenário era um pouco menos ruim em 2019, uma vez que entre os dez menores PIBs per capita, havia oito cidades do Maranhão, uma da Bahia e uma do Pará. No total, eram 22 municípios maranhenses entre os 25 mais pobres”, afirmou. 

Yglésio disse ainda que, em 2018, havia 18 municípios entre os 25 mais pobres e, em 2017, 14. “Isso significa que, em três anos, nós conseguimos colocar mais dez cidades maranhenses na lista da pobreza. Os números mostram uma realidade muito ruim para o estado e aumenta o desafio do governador Brandão para os próximos quatro anos”, ressaltou. 

De acordo com Yglésio, os dados servem de base para alertar o Governo do Estado sobre a necessidade de estabelecer políticas públicas para a população desses municípios. “Eu confio que o governador Brandão fará um bom trabalho por ser um homem de ação e palavra, que lutará contra essa realidade e transformará essas estatísticas”, concluiu.