Porto do Itaqui sedia última reunião do CCPI em 2022

O Porto do Itaqui sediou, nesta terça-feira (20), a 40ª reunião do Conselho Consultivo do Complexo Portuário e Industrial do Porto do Itaqui (CCPI), realizada no auditório da EMAP – Empresa Maranhense de Administração Portuária. Na pauta do encontro, a apresentação das operações do ITACEL – Terminal de Celulose da Suzano, que faz parte de um investimento de R$ 410 milhões realizado pela empresa no porto do Maranhão.

Em 2018, a Suzano assegurou o direito de investir e operar no local por 25 anos, prorrogáveis ​​até o limite de 70 anos. O projeto no Itaqui incluiu, além do Terminal de Celulose, a construção do berço 99, inaugurado em março de 2022.

“As operações de celulose são fundamentais para o nosso estado, uma vez que movimentam a economia do Maranhão, impactando desde o plantio da matéria prima, industrialização e exportação pelo Itaqui e gerando muitos empregos. Compartilhar os resultados do ITACEL com os membros do CCPI é uma oportunidade ímpar de divulgar mais uma exitosa parceria entre a iniciativa privada e o porto público, o que demonstra a confiança dos investidores no Itaqui”, disse o presidente da EMAP, Ted Lago.

O Conselho Consultivo do Complexo Portuário e Industrial do Porto do Itaqui (CCPI), presidido pelo governador do Maranhão, Carlos Brandão, iniciou suas atividades em 2019, como um espaço de aproximação do porto público com as empresas, o setor acadêmico e o governo estadual. O CCPI é composto por representantes de empresas como Alumar, VLI e Suzano; entidades como o Conselho Regional de Economia do Maranhão (Corecon-MA) e o Sebrae; universidades como UFMA e UEMA; EMAP e secretarias de Estado. Os conselheiros ajudaram com sugestões para a extensão e melhoria dos serviços do Porto do Itaqui e de todo o complexo portuário e industrial.

A apresentação da última reunião do ano foi liderada pelo gerente de Logística e Portos da Regional Norte da Suzano, Arnaldo Miranda, que detalhou a infraestrutura e os indicadores de produtividade do novo terminal. “O ITACEL aumenta a eficiência, a flexibilidade e a segurança de nossas operações e tem grande importância em nossa busca permanente para assegurarmos a qualidade do serviço prestado aos nossos clientes em todo o mundo”, disse Miranda.