Yglésio considera abusivo aumento de 11% das taxas de cartório

Na tribuna da Assembleia Legislativa, na manhã desta quarta-feira (22), o deputado estadual Yglésio Moyses (PROS) destacou o aumento em 11% do valor dos serviços cartorários. O parlamentar considera o ato um prejuízo para a população, já que com os serviços mais caros, como a emissão de documentos, poderia enfraquecer a economia das famílias.

O deputado Yglésio, que considera a cobrança abusiva, sustentou que, de maneira razoável, o aumento deveria ser de 5%, tendo em vista que a tendência do percentual de aumentos nos salários da iniciativa pública e privada girou em torno de 5% e 9%.

“Oficializamos ao presidente do Tribunal de Justiça para que não se aplique correção este ano ou, se tiver que aplicar alguma coisa, que seja de 5%. O salário dos motoristas subiu 5%, os salários dos servidores públicos subiram 9%, na Prefeitura de São Luís, a proposta é de 7,5%¨de aumento. E não dá para defender, não é razoável um índice nesse patamar de 11%”, afirmou Yglésio.

A pauta dos cartórios vem sendo destacada pelo deputado há alguns meses. Ele tem destacado que os cartórios cobram do consumidor taxas que, na verdade, deveriam ser cobradas de dentro do valor do serviço e não a mais, como ocorre atualmente.