O Maranhense|Noticias de São Luís e do Maranhão

"
Giro de NoticiasÚltimas Noticias

Webinário apresenta novos cursos de ciência de dados do Justiça 4.0

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) realiza, no próximo dia 21, um webinário para esclarecer dúvidas sobre novos cursos avançados de ciência de dados que serão lançados para profissionais do Poder Judiciário. A iniciativa faz parte do Programa Justiça 4.0, desenvolvido pelo CNJ em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), que busca a transformação digital da Justiça brasileira.  

O webinário, que será realizado às 14h e é aberto ao público, apresentará os detalhes das capacitações, permitindo que as pessoas interessadas saibam mais sobre conteúdos, módulos e funcionamento dos cursos. A iniciativa tem o apoio da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e reforça o compromisso do CNJ com a qualificação dos profissionais do Poder Judiciário. 

Para participar do evento, não é necessária inscrição prévia, basta acessar os links do Webex ou do Canal do CNJ no YouTube.  

Os três primeiros cursos, com início previsto para 17 de março, serão ministrados de forma síncrona e dão continuidade a uma série de capacitações que ocorreram entre 2022 e 2023. Ao todo, já foram formados mais de 3 mil profissionais na área de ciência de dados. Entre 2025 e 2026, oito cursos estão programados, sendo os três primeiros: R Avançado para Ciência de Dados, Python Avançado para Ciência de Dados e Power BI Avançado para Análise de Dados.  

As capacitações têm como objetivo aprimorar as habilidades técnicas dos participantes nas áreas de análise de dados e desenvolvimento de software. O curso de R Avançado vai abordar técnicas avançadas de programação estatística, e o de Python Avançado focará em manipulação de dados e organização de código para ciência de dados. Já o curso de Power BI capacitará os alunos na criação de dashboards interativos e na realização de análises avançadas utilizando essa ferramenta. 

Para participar dos cursos síncronos, as pessoas interessadas devem possuir conhecimentos básicos nas respectivas linguagens e ferramentas e ser integrantes do Poder Judiciário brasileiro.  

Posteriormente, as capacitações serão disponibilizadas no formato autoinstrucional na plataforma do Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Servidores do Poder Judiciário (CEAJud), do CNJ, para todas as pessoas interessadas.  

Em caso de dúvidas, escreva para cursocienciadedados@cnj.jus.br. 

PROGRAMA JUSTIÇA 4.0 

Fruto de parceria entre o CNJ e o PNUD, a iniciativa conta com apoio do Conselho da Justiça Federal (CJF), do Superior Tribunal de Justiça (STJ), do Tribunal Superior do Trabalho (TST), do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).