VLI realizará Diagnóstico Socioambiental Participativo em Imperatriz

No próximo dia 16 de março, a VLI – companhia de soluções logísticas que opera terminais, ferrovias e portos – realizará, por meio do Programa Atitude Ambiental, um Diagnóstico Socioambiental Participativo (DSAP), em sua oficina de Imperatriz, no sul do Maranhão. O objetivo é identificar expectativas, temáticas e demandas por parte da população, balizando e estabelecendo um norte de atuação para as estratégias e metodologias a serem desenvolvidas pelo Programa de Educação Ambiental na região, ao longo deste ano de 2023.

Para esse momento de diagnóstico, haverá participação de representantes das Secretarias Municipais de Meio Ambiente e Recursos Hídricos e Educação, do Núcleo de Educação Ambiental do município, de representantes das comunidades do Conjunto Vitória, Conjunto Itamar Guará, Vila Davi II, Dom Felipe Gregory e Recanto Universitário, além da Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Imperatriz (Ascamari).  

Conforme, a analista de responsabilidade social da VLI, Daniella Francisca Soares Silva Leite, o Programa Atitude Ambiental tem o intuito de trazer benefícios para as comunidades onde a VLI atua. “Queremos a conscientização da população, com a mudança de comportamento”, pontua. A ideia, segundo a ela, é reduzir o descarte irregular de resíduos, promovendo um trabalho de educação ambiental.  

A programação prevê a realização de rodas de conversa por word café, metodologia que possibilita a construção, em conjunto com a comunidade, de um plano de trabalho. A finalidade é definir as ações e o cronograma para concretização do programa no município.

Programa Atitude Ambiental

Desde 2012, a VLI trabalha, incessantemente, em ações voltadas para a preservação do meio ambiente, por meio do Programa Atitude Ambiental. O programa busca instaurar um legado ambiental perante as futuras gerações. Nesta perspectiva, para que este propósito seja alcançado, são firmadas parcerias com escolas, poder público, lideranças comunitárias, conselhos, organizações não governamentais e as comunidades em geral dos municípios que a VLI atua.

Como benefícios trazidos para os locais onde o Atitude Ambiental é desenvolvido estão também a melhoria de cenários urbanos com a diminuição de deposição irregular de resíduos; o empoderamento de educadores, que são apoiados em aulas e projetos que desenvolvem dentro das escolas; apoio técnico em projetos em desenvolvimento para os municípios; além de fomento a incentivos e benefícios socioambientais.

Sobre a VLI

A VLI tem o compromisso de apoiar a transformação da logística no país, por meio da integração de serviços em portos, ferrovias e terminais. A empresa engloba as ferrovias Norte Sul (FNS) e Centro-Atlântica (FCA), além de terminais intermodais, que unem o carregamento e o descarregamento de produtos ao transporte ferroviário, e terminais portuários situados em eixos estratégicos da costa brasileira, tais como em Santos (SP), São Luís (MA) e Vitória (ES). Por três anos consecutivos presente no ranking 100 Open Corps – que reconhece o estímulo à inovação aberta –, a VLI transporta as riquezas do Brasil por rotas que passam pelas regiões Norte, Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste.