Vinhos e panetone: a combinação perfeita para a ceia de fim de ano!

Do tradicional com frutas cristalizadas ao recheio de chocolate, massa leve e macia, os panetones ganham destaque nesta época do ano. E o melhor ainda é apreciar o bolo natalino acompanhado com uma taça de vinho, deixando a celebração ainda mais marcante. Para quem tem dúvidas nessa harmonização, o sommelier do Spazio Mateus, Claudemiro Fernandes, dá algumas dicas.

Segundo o especialista, os panetones podem ser harmonizados com vinhos doces e espumantes de uva moscatel.  Ao contrário do que muitos possam pensar, a bebida não deve anular a doçura do panetone, mas casando bem com a iguaria natalina. “A sugestão de panetones de frutas cristalizadas, o rótulo indicado são de uvas moscatel como o vinho suave italiano Beni di Batasiolo Bosc Dla Rei”, acrescenta Fernandes.

Gostou da sugestão? Confira três harmonizações para celebrar o seu Natal:

01-Beni di Batasiolo Bosc Dla Rei D.O.C.G. Moscato com o panetone italiano de frutas cristalizadas, TRE MARIE.

O vinho branco italiano é elaborado com uvas provenientes de um vinhedo específico, chamado Boscareto, esse vinho doce pode ser degustado com sobremesas e pratos com toque adocicado.

02- Vinho Porto Ferreira Dona Antónia Reserva Tawny com o panetone duplo de chocolate Lindt

Cor vermelha com fortes tonalidades acastanhadas. O seu aroma é intenso e rico, com nuances de fruta muito madura (ameixa, pêssego e compotas), flores, notas de especiarias e frutos secos que advêm do amadurecimento oxidativo na madeira de carvalho. Na boca, é encorpado e de sabores ricos, com um final fino, elegante e de grande persistência. Seu vigor é característico das melhores colheitas do Douro, selecionadas para a obtenção deste Porto Reserva. Combina muito bem com uma grande variedade de queijos e sobremesas e delicioso chocolate.

03-  Vinho El Candado Pedro Ximenez Valdespino com o  panetone recheado de doce de leite Havanna

É um vinho espanhol licoroso doce, muito denso, levemente defumado, com sabor de chocolate, tâmaras e frutas secas. Envelhecimento na média de 10 anos. Ideal para acompanhar as sobremesas.