"
Giro de Noticias

Vice-governador do Maranhão Carlos Brandão dá posse ao novo reitor do IEMA

Em cerimônia realizada na quinta-feira (25), no Palácio dos Leões, o professor doutor Alex Oliveira de Souza foi empossado pelo vice-governador do Maranhão, Carlos Brandão, como novo reitor do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA). O professor Alex Oliveira tem vasta experiência na produção científica e demonstrou excelente capacidade de gestão quando esteve à frente da Fundação de Amparo à Pesquisa e Desenvolvimento Científico do Maranhão (Fapema).

De acordo com o novo reitor, o IEMA é uma das grandes conquistas da atual gestão, por ser uma rede importante de educação profissional e por estar articulado com o desenvolvimento científico e tecnológico do estado. É uma porta aberta de oportunidades para a  juventude, que por meio de 25 Unidades Plenas e 25 Unidades Vocacionais pode construir um novo futuro.

“É uma grande oportunidade para o Maranhão, é uma grande oportunidade para a minha pessoa, também, enquanto professor da Universidade Estadual do Maranhão, poder participar desse processo, juntamente com toda equipe de professores, técnicos e alunos que fazem o IEMA e a Secretaria de Educação do Maranhão”, declarou Alex Oliveira.

O vice-governador Carlos Brandão destacou a trajetória vencedora do professor Alex Oliveira, principalmente durante o período que esteve à frente da Fapema, e ressaltou que o professor dará grande contribuição para a educação do Maranhão no comando do IEMA.

“Eu não tenho dúvidas de que ele está preparado para ocupar essa nova função. O IEMA vem colocando a educação mais próxima da população, principalmente a de baixa renda que precisava se deslocar para grandes centros. A gente fica feliz pelo dr. Alex está assumindo e, com a sua competência, dará continuidade a esse belo trabalho”, ressaltou o vice-governador.

O secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão, expressou otimismo com a posse do novo reitor, e acredita que a vasta experiência do professor dará continuidade ao processo educacional promovido pelos IEMAs, que tem ofertado educação de qualidade para a população.

“Expectativa altamente positiva. O professor doutor Alex Oliveira, além de ser um professor gabaritado, experimentado, com alta produção científica, já demonstrou sua capacidade de gestão à frente da Fapema e, hoje, vem compor conosco o time da educação do governo Flávio Dino”, destacou o secretário.

Novo reitor

O professor Alex Oliveira de Souza construiu um vasto currículo ao longo de sua trajetória como educador. É doutor em Urbanismo, pela Universidade Paris Est (2010); mestre em Desenvolvimento Urbano, pela Universidade Federal de Pernambuco (2000); arquiteto e urbanista, pela Universidade Federal da Paraíba (1993); e técnico em edificações, pela Escola Técnica Federal da Paraíba.

Exerceu, também, as funções de diretor presidente da Fapema (2015-2019); conselheiro federal suplente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (2015-2017); coordenador do Atelier Internacional de Criação Urbana EQUINOX com Brasil, França e Itália (2009-2014); membro titular do Conselho Estadual das Cidades do Maranhão (2014); chefe do Departamento de Arquitetura e Urbanismo (2008-2012); e coordenador local, no período de  2009 a 2011, do Doutorado Interinstitucional em Urbanismo, realizado por meio de parceria entre a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Universidade Estadual do Maranhão (UEMA).

Alex Oliveira de Souza exerceu ainda as funções de professor substituto de Ensino e Pesquisa da Universidade de Paris-Est (2006-2007), diretor do Curso de Arquitetura e Urbanismo da UEMA (2001-2002), coordenador local do Mestrado Interinstitucional em Desenvolvimento Urbano UFPE/UEMA (1999-2000) e diretor da Divisão de Conservação e Restauro do DPHAP-MA (1995-1996).

Atualmente, ele é professor adjunto IV da UEMA (desde 1995), no Curso de Arquitetura e Urbanismo e no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Socioespacial e Regional (desde 2014). É conselheiro estadual do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (2021) e reitor do IEMA.