Veja dicas para evitar queimadas e saiba o que fazer em caso de incêndios florestais

O segundo semestre marca a chegada do período de estiagem. As altas temperaturas e a baixa umidade relativa do ar registrados no período são sinais de alerta para maior incidência de focos de incêndios em áreas florestais. 

De acordo com o Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA), queimadas descontroladas não representam perigo apenas para as áreas verdes, mas podem comprometer ecossistemas amazônicos e do cerrado, aumentar a mortandade de animais silvestres, além de provocar doenças respiratórias em humanos e aumentar o risco de acidentes nas estradas. 

Para ajudar a prevenir queimadas, preparamos algumas dicas e orientações do Corpo de Bombeiros e da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (SEMA) para que a população ajude a evitar queimadas descontroladas e saiba como agir em casos de incêndios florestais. 

Faça sua parte!

Não jogue pontas de cigarro em áreas florestais: essa é uma dica que parece simples, mas infelizmente ainda é um mau hábito que pode causar incêndios às margens das rodovias.  

Não utilize o fogo para a queima de lixo doméstico: além de prejudicar o meio ambiente a prática é considerada crime, segundo o artigo 54 da Lei de Crimes Ambientais nº 9.605 de 1998. 

Não lance fogos de artifício em locais de vegetação: o que pode ser apenas uma brincadeira pode acabar gerando estragos na natureza e matar animais silvestres. 

Nunca abandone fogueiras ou braseiros sem antes se certificar que o fogo foi totalmente extinto: fagulhas podem ser levadas pelo vento e podem espalhar as chamas.

Não use fogo na limpeza de terrenos: se você tiver um lote ou propriedade no campo, evite usar o fogo na limpeza do terreno. A prática que é primitiva também é vetada em Lei. 

Para proteger grandes áreas de plantação, promova aceiros: aceiros são faixas de solo nu limpas de qualquer vegetação. Com os aceiros, em casos de incêndios, o fogo não se espalhará. 

Queimadas para plantio só com autorização: nos casos de preparação do solo para o plantio, queimadas controladas devem ser previamente autorizadas pelo Corpo de Bombeiros e Secretaria de Estado do Meio Ambiente.

O que fazer em casos de incêndios?

A principal recomendação para quem observar algum foco de queimada em áreas florestais é a denúncia. 

Denúncias podem ser feitas diretamente ao Corpo de Bombeiros, no telefone 193, ou com fotos ou vídeos enviados para o Whatsapp da SEMA (98) 99100-6424.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.