Veja algumas dicas como as plantas podem harmonizar o seu ambiente, casa ou escritório  

Muitos têm dúvidas na hora de construir ou reformar sobre quais plantas escolher para decorar o ambiente. Afinal, existe uma série de espécies que podem ou não se adaptar ao clima e ao local estipulado para elas. 

As plantas no ambiente interno auxiliam na filtragem de impurezas do ar e auxiliam na liberação de oxigênio e partículas de água, o que auxilia na umidificação do ambiente. Elas também são ótimas aliadas na escala urbana, servindo de infraestrutura verde e auxiliando na drenagem das águas da chuva, minimizando os problemas com enchentes e alagamentos. 

De acordo com Fabiana Moraes Rêgo, arquiteta e coordenadora do curso de Arquitetura e Urbanismo da faculdade Pitágoras, quando se fala de arquitetura, urbanismo e design de interiores, uma temática importante é o conforto ambiental, uma das vertentes é a parte térmica.  

A especialista acrescenta que uma estratégia bioclimática atrelada ao conforto da temperatura está no resfriamento evaporativo por meio da vegetação em ambientes internos e externos. “O verde natural, proporciona a redução do calor e aumenta a umidade relativa do ar, além de ter a capacidade de remover o excesso de CO2”, pontua. 

As plantas também ajudam, por exemplo, a filtrar os poluentes do ar, estimulam o aprendizado, a concentração e a criatividade, controlam a umidade do ar e melhoram a qualidade da respiração. O interessante é decorar o ambiente com plantas de grande diversidade, assim é possível colocar uma espécie na sua sala, outra na cozinha, e assim por diante. 

Segundo a especialista, quando se pensa em plantas, inevitavelmente reflete-se sobre a necessidade do sol. “Efetivamente as plantas necessitam de um lugar próprio, arejado e que o sol faça presença. No entanto, há espécies como as Calatheas que vivem muito bem na sombra e que inclusive ficam mais verdes quando não pegam sol”, destaca.  

De acordo com a docente, na dúvida de qual planta é mais apropriada para o ambiente, a dica é escolher opções que se adequam bem com o clima local e considerar o tamanho do vaso ou canteiro que a espécie desejada precisa. “Ter plantas é interessante porque elas levam um pouco de cor, volume e alegria para os ambientes, entre outras vantagens”, ressalta. 

Outra espécie é a Espada de São Jorge, muito querida pelos arquitetos. Há quem diga que ela é capaz de neutralizar as energias negativas da casa. Pode ser cultivada à meia sombra e ao sol direto, muito resistente tanto ao frio quanto ao calor. Para aqueles que gostam de plantas penduradas, a Hera Inglesa é uma planta trepadeira que lembra as folhas de uva. Vão bem em qualquer estação do ano e precisam de xaxim. 

A Samambaia de Boston sempre combina com uma boa estante de livros. Ela é considerada uma das melhores plantas para a purificação do ar. Pode ser plantada em vasos ou direto no solo. Necessita de meia sombra, mas com proteção. 

A Jiboia é linda para decorar e sempre percorre espaços com facilidade. Plantada principalmente em xaxim, ela pede meia sombra ou sol direto. É interessante regá-la duas vezes por semana. Já a Babosa pode ser plantada em terras com baixa fertilidade e, com isso, se adapta bem a qualquer vaso.