Veja 5 lugares gratuitos para levar as crianças nas férias escolares

O mês de julho é sinônimo de diversão para as crianças. Com a chegada das férias escolares e o maior tempo livre para brincadeiras, os pequenos iniciam o mês cheios de energia para gastar. Já os pais, além de disposição, precisam contar com uma renda extra para arcar com todos os gastos que chegam junto com as férias.

Para aqueles que não se programaram para viajar ou preferem permanecer na cidade, uma ótima opção durante esse período é aproveitar os lugares gratuitos que a grande Ilha de São Luís oferece. Mais que reduzir os custos, essa é a oportunidade do seu filho (a) conhecer a cidade e ainda se divertir. 

Aposto que ficou curioso(a) para conhecer alguns desses lugares, não é mesmo? Então vem conferir:

  1. Parque Estadual do Sítio do Rangedor

Imagine um espaço ao ar livre rodeado por plantas e que ainda conta com parques infantis? Assim é o Parque Estadual do Sítio do Rangedor, uma área de proteção ambiental com mais de 3,5 km de pista para caminhada e ciclovia. 

Localizado na Av. Luís Eduardo Magalhães (avenida ao lado da Assembleia Legislativa), entre o bairro Cohafuma e o Calhau,  o espaço conta com 8 praças com equipamentos de esporte e playgrounds. A principal praça é a do esporte. Nela há 2 quadras poliesportivas, 1 quadra de areia e 1 de tênis, além de academia e parquinho para as crianças. Há ainda uma pista para caminhada e ciclovia de 3,5km. O espaço ainda conta com uma praça de food truck.

O Parque funciona de domingo a domingo, de 5h às 11h e das 16h às 21h. Vale reforçar que o uso de máscara é obrigatório nas dependências do espaço. E, caso opte por levar seu pet, lembre-se que cães de médio e grande porte só podem ter acesso ao Parque com coleiras, guias de curta condução e focinheira.

  1. Espigão Costeiro

O Espigão Costeiro é um dos lugares mais procurados por turistas que visitam a região da Ponta d’Areia, em São Luís. Construído para conter o avanço do mar, o local se tornou conhecido por ser um dos melhores lugares para apreciar o pôr do sol.

Além de ter uma vista privilegiada para o Centro Histórico de São Luís, o espaço reúne diversos food trucks com lanches e água de coco. 

  1. Praias

Dona de uma das orlas mais famosas do território maranhense, a grande Ilha de São Luís conta com pelo menos 32 km de praia. Entre as mais conhecidas está a Praia da Litorânea, que é uma ótima opção para contemplar o pôr do sol com um belo piquenique. Já de objetivo é levar a garotada para dar um mergulho, as praias da Praia do Meio, Araçagi, Panaquatira e Ponta-Verde, no município de São José de Ribamar, são ótimas opções.

  1. Centro Histórico de São Luís

Outro lugar que pode ser visitado ao ar livre é o Centro Histórico de São Luís. Considerado Patrimônio Mundial da Humanidade, o espaço conta uma área de 220 hectares de extensão na capital do Maranhão. 

O Centro Histórico é também o berço da Rua do Giz, eleita a sexta rua mais bonita do país pela revista Casa Vogue, especializada em arquitetura e decoração. O local é uma das representações mais emblemáticas da história da construção da capital maranhense e abriga um conjunto arquitetônico secular.

Por lá, outro espaço bastante visitado é a Casa das Tulhas, um mercado circular onde se vende produtos regionais. 

  1. Floresta Encantada

Localizada no piso L2 do Rio Anil Shopping, a Floresta Encantada é o lugar perfeito para quem busca praticidade e economia em um só lugar. O parque gratuito, dentro do shopping, é formado por brinquedos que incentivam a atividade física, com muito sobe e desce de árvores e casinhas com escorregadores. O personagem central é o Juba, um leão fofo que se tornou o mais novo mascote do shopping.

Com a pandemia, o espaço conta novas regras de utilização para garantir a segurança das crianças. Entre elas, permanência máxima de 30 minutos por criança; uso obrigatório de máscara; higienização das mãos antes de entrar no espaço; uso de pulseira com identificação obrigatória; limite de 10 crianças por vez; e para brincar as crianças precisam estar sendo supervisionadas por um responsável adulto. O espaço fica aberto ao público de segunda a sábado das 9h às 21h e aos domingos das 12h às 20h.