Giro de Noticias

Vara do Idoso reúne beneficiários de projeto de assistência social a asilos

Homens e mulheres idosos participaram de confraternização natalina de encerramento das atividades do projeto “O respeito não envelhece – ajude a cuidar de quem sempre cuidou de você”, desenvolvido pela Vara do Idoso de São Luís este ano.

O encerramento das atividades do projeto foi realizado pela equipe da Vara do Idoso, no dia 15 de dezembro, com um café da tarde fornecido pelo Tribunal de Justiça do Maranhão, e a entrega de donativos arrecadados pelo projeto, com o apoio de juízes, funcionários da unidade e da Associação dos Magistrados do Maranhão.
 
Este ano foram beneficiados os abrigados assistidos pelo Lar Dom Calábria, no bairro Olho D’Água, com aproximadamente 15 idosos e o Asilo de Mendicidade de São Luís, no São Francisco, com 22. Idosos e idosas receberam itens de uso pessoal, como fraldas descartáveis e cestas básicas. Em outra ação pontual, realizada no ano passado, eles receberam presentes que foram escolhidos por meio de cartas.

A juíza Lorena Rodrigues Brandão, titular da Vara do Idoso e coordenadora do projeto, fez um registro da satisfação dos idosos e idosas em participar da confraternização. Eles conversaram, cantaram e dançaram, animados pelo analista judiciário da vara, Victor Caetano de Carvalho, que providenciou som e música ambiente. 

CALENDÁRIO DE INSPEÇÕES NOS ASILOS

As instituições de abrigamento para pessoas com idade acima de 60 anos de idade da capital, assistidas pelo projeto social, são visitadas regularmente, de acordo com um calendário de inspeção anual de iniciativa da Vara do Idoso. Estão previstas sete inspeções, que devem ser iniciadas em março e encerradas em julho de 2023.

“Eu tenho feito, no mínimo, duas ações por ano, e fiscalizado os asilos em datas agendadas”, informou a juíza.