Giro de Noticias

Vara da Mulher homenageia personalidades na passagem do Dia da Mulher

Por ocasião da passagem do “Dia Internacional da Mulher”, em 8 de março, a 2ª Vara de Violência Doméstica Contra a Mulher de São Luís está prestando homenagem a mulheres que foram reconhecidas pela sua contribuição ao movimento feminino em favor dos direitos da mulher e pela igualdade de gênero.

A iniciativa, da juíza Lúcia Heluy, titular da 2ª Vara da Mulher ressalta a história de vida e o trabalho dessas mulheres que, de forma pioneira, levantaram a bandeira dos direitos da mulher, e deixaram um legado significativo na evolução da sociedade. As personalidades homenageadas estão sendo divulgadas nas mídias sociais do Poder Judiciário e em grupos de aplicativos de mensagem de magistrados, servidores e público em geral. A campanha tem o apoio de magistrados e servidores da Vara da Mulher, que contribuem com a pesquisa dosbre a biografia das homenageadas e artes.

A primeira homenageada é a francesa Olympe de Gouges (1748-1793), pseudônimo de pseudônimo de Marie Gouze, autora da “Declaração dos Direitos da Mulher e da Cidadã”, em 1791, em defesa da emancipação feminina, a instituição do divórcio e o fim da escravatura, em plena Revolução Francesa e foi condenada à morte pela guilhotina.

A próxima homenageada será a escritora maranhense Maria Firmina dos Reis (1822 – 1917), ludovicense autora de “Úrsula”, o primeiro romance de escritora negra no Brasil e considerada pioneira na crítica antiescravista na literatura brasileira. Outras personalidades estão na lista de homenageadas, como Nísia Floresta e Berta Lutz.

“Prestamos justa homenagem àquelas que, à frente do seu tempo, nos antecederam na luta pela emancipação feminina, em uma época em que a sociedade, o poder estabelecido e a legislação não garantiam a igualdade de direitos entre homens e mulheres”,declarou a juíza.

A série de homenagens faz parte das atividades da 2ª Vara da Mulher pela passagem do Dia Internacional da Mulher, que inclui palestras ao vivo nas mídias sociais, palestra presencial nas escolas com a juíza Samira Heluy, passeio ciclístico, conversa com escritora Débora Diniz, autora do livro “Esperança Feminista” e plantio de árvores, no período de 16 a 25 de março.