Vacinadores municipais participam de treinamentos

O Governo do Estado está dando, nesta semana, continuidade ao treinamento voltado para vacinadores dos municípios maranhenses. Já passaram pela capacitação coordenadores, digitadores e gestores das regionais de São João dos Patos, Presidente Dutra e Barra do Corda. Até a sexta-feira (3), a capacitação sobre armazenamento em rede de frios, distribuição e aplicação de vacinas envolve coordenadores municipais das regionais de saúde de Chapadinha, Itapecuru-Mirim e Metropolitana.  

Em cada semana de capacitação, participam entre 45 a 50 pessoas de cada município. A próxima edição está prevista para a segunda quinzena do mês de setembro, tendo como público-alvo os profissionais que atuam na atenção primária nas regionais de Santa Inês, Zé Doca e Bacabal. 

“É muito importante que mantenhamos um padrão de conhecimento, de forma que isso seja percebido na prática, realizando o serviço de imunização de maneira objetiva e em conjunto com todos os entes envolvidos. Assim, vamos poder fazer dos participantes verdadeiros multiplicadores dentro dos seus municípios, para que, ao retornarem, possam estar promovendo a capacitação de suas equipes”, afirmou a chefe do Departamento de Imunização da SES, Halice Figueiredo. 

Entre os assuntos do treinamento estão a importância do vacinador, a prática da administração das vacinas, sejam elas de rotina ou de campanha; o armazenamento adequado de imunizantes, bem como a distribuição das doses de forma correta até que elas cheguem com segurança ao cidadão. Durante a capacitação também é realizada uma avaliação das coberturas vacinais, principalmente das que são de campanha, como a Influenza e a Covid-19.  

Dentro dessa proposta, nos cinco dias de treinamento, será reforçada também a importância da abertura de mais salas de vacinação para facilitar o acesso à imunização. 

Presente na capacitação, a secretária de Saúde de Alcântara, Sormane Branco, disse que o alinhamento entre estado e município foi decisivo para que a sua cidade se tornasse a primeira a imunizar o público de 18 anos com a primeira dose contra Covid-19. “Antes de ser gestora, eu sou enfermeira e acredito que para podermos liderar, precisamos ter conhecimento. E neste momento de luta contra a pandemia, a imunização se torna o carro-chefe no apoio dado ao trabalho da atenção primária”, disse.

Para o digitador do SUS da Secretaria Municipal de Morros, Thiago Carvalho, o sucesso da imunização anda ao lado da coleta correta de dados. “Não adianta só estar aplicando vacina no braço se não há registro. Por isso, a partir do momento que colocamos as informações no sistema, garantimos que cada pessoa tenha acesso ao seu esquema vacinal, mesmo que perca a sua carteira de vacinação”, explicou.