Urbanização na região da Avenida Jackson Lago, em São Luís, garante dignidade a mais de 10 mil famílias

O Governo do Estado está realizando obras de urbanização em toda a região da Avenida Jackson Lago, antiga Quarto Centenário, em São Luís. As intervenções de infraestrutura, de coordenação da Secretaria de Estado das Cidades e Desenvolvimento Urbano (Secid), são nas áreas da saúde, educação, segurança, saneamento básico e infraestrutura.

As ações integram o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do Governo Federal, implantadas durante a gestão do ex-presidente Lula. A parceria com o Governo do Maranhão tem o objetivo de garantir dignidade e melhores condições de vida para mais de 10 mil famílias que moram à margem esquerda da avenida, nos bairros da Camboa, Fé em Deus, Liberdade e Alemanha.

O secretário de Estado das Cidades e Desenvolvimento Urbano, Márcio Jerry, destacou a importância das obras para a garantia de direitos. “A implantação desses equipamentos sociais vai garantir melhores condições de vida para as pessoas dessa localidade. Outro ponto muito importante é que parte da mão de obra que está sendo utilizada é da comunidade, gerando, assim, trabalho e renda. Garantir que os serviços públicos estejam presentes com efetividade é uma diretriz do governador Flávio Dino, e esta urbanização está levando serviços públicos a quem mais precisa”.

No local, está sendo construído um conjunto de equipamentos comunitários. Recentemente, foi entregue na área uma Escola Digna com quadra poliesportiva coberta. O próximo espaço a ser inaugurado será a policlínica que está com obras avançadas e que, em parceria com a Secretaria de Saúde (SES), visa beneficiar a região com atendimento médico em várias especialidades.

A área está recebendo também a construção de delegacia de polícia, creche e praças com área de lazer e esporte. Além da pavimentação com calçamento feito com blocos de concreto e meio fio de todo o entorno.