Unidade de Acolhimento Adulto promove atividade terapêutica artístico-cultural alusiva às festas juninas

A Unidade de Acolhimento Adulto promoveu, nesta sexta-feira (11), uma manhã animada pelo Bumba meu boi entre outras atrações e atividades características das festas juninas maranhenses. A proposta da UA, que integra a rede de atenção e cuidados à saúde mental da Secretaria de Estado da Saúde (SES), foi, através da atividade, promover a interação e favorecer o bem-estar biopsicossocial dos indivíduos. 

“O nosso propósito é proporcionar interação social e cultural a fim de, além de oferecer um momento de lazer, também desenvolver o auto protagonismo dos acolhidos. Tais atividades mostram que é possível desenvolver um bem comum em suas atividades de vida diária e prática sem o uso de substâncias psicoativas, com responsabilidade, parceria, ética e respeito”, disse a coordenadora da UA, Daiane de Oliveira. 

A ação lúdica contou com a presença do Grupo H2J, que tem em seu repertório canções da música popular brasileira e maranhense. Também participou da atividade o professor de música e trombonista, Raybi Ferreira. Acompanhando os ritmos musicais com instrumentos típicos do Bumba meu boi, como a matraca, os acolhidos da UAA puderam ter acesso à cultura com um outro olhar, mais saudável. 

O professor Raybi destacou que o acesso à cultura tem um papel elementar no processo de reabilitação. “Quando uma pessoa tem contato com a cultura, os horizontes da mente são alargados, possibilitando que ela pense para além de onde está. Assim, quando aliamos uma das principais festas do folclore maranhense com tratamento em saúde mental, trazemos à tona o sentimento de pertencimento e estimulamos a criatividade”, explicou. 

Acolhido da UA há quase um mês, Michel de Sousa Freitas, de 32 anos, disse que foi interessante unir cultura com tratamento em saúde. “O tempo que estou aqui tem contribuído para que eu possa refletir sobre a minha vida e as próximas escolhas que farei. Sobre a atividade, eu gostei porque juntaram a festividade do Bumba meu boi com o cuidado que têm dado para nós, algo que eu jamais pensei que fosse ser possível, mas que renovou a minha esperança quanto a um futuro melhor”, contou. 

Assistência

A Unidade de Acolhimento Adulto (UAA) oferece cuidados contínuos de saúde com funcionamento 24h em ambiente residencial. O serviço é destinado a pessoas com necessidade decorrentes do uso de crack, álcool e outras drogas. 

O acolhimento é definido exclusivamente pela equipe do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD), responsável também pela elaboração do projeto terapêutico individual do usuário, considerando os pontos mais importantes no processo de cuidado. 

O serviço conta com uma equipe multiprofissional composta por médicos, terapeutas ocupacionais, nutricionista, psicólogos, enfermeiros e educador físico. O trabalho realizado pela UA tem como característica não ser de internação compulsória, mas voluntária.