UNICEF realiza a oficina Primeira Infância Antirracista em São Luís
O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), em parceria com o Instituto Promundo, realiza, nesta sexta-feira (12), a oficina Primeira Infância Antirracista (PIA), em São Luís (MA). O objetivo do evento é chamar a atenção de profissionais da educação infantil, assistência social e saúde sobre os impactos do racismo no desenvolvimento infantil, além de garantir um atendimento qualificado e humanizado, que leve em consideração as especificidades étnico-raciais das crianças e suas famílias.
A oficina acontece dentro do Festival Afro Maranhão, uma ação cultural antirracista na capital maranhense no período de 8 a 13 de maio. Durante o encontro, serão debatidas temáticas como vieses inconscientes, identidades, branquitude e racismo estrutural, além de experiências antirracistas nos diferentes serviços de atendimento no Maranhão.
“O racismo estigmatiza e hierarquiza as diferenças entre as crianças, e isso impacta diferentes dimensões do desenvolvimento infantil, como a construção da autoestima, a capacidade de sociabilização, autoconfiança e a saúde física e mental”, diz Maíra Souza, oficial de Primeira Infância do UNICEF. “Para garantir o pleno desenvolvimento de cada criança em sua potencialidade, o racismo estrutural e institucional precisa ser enfrentado por toda a sociedade em um pacto coletivo, reconhecendo o problema e implementando práticas antirracistas. O antirracismo é uma postura e um conjunto de ações que devem estar presentes em todas as estruturas da sociedade, um dever de todos nós”, completa.
A iniciativa faz parte faz parte da #AgendaCidadeUNICEF, uma parceria do UNICEF com prefeituras municipais de grandes centros urbanos brasileiros para promover direitos e oportunidades para as crianças e os adolescentes mais vulneráveis, contribuindo com a prevenção de violências.
Sobre a Primeira Infância Antirracista (PIA)
A estratégia PIA ─ Primeira Infância Antirracista, iniciativa do UNICEF Brasil em parceria com o Instituto Promundo, oferece materiais informativos e indutores de práticas antirracistas nos diferentes serviços de atendimento às gestantes, crianças negras e indígenas até 6 anos de idade, além de suas famílias. Para a iniciativa, o UNICEF conta com a parceria estratégica da Porticus e o apoio da NIVEA.