O Maranhense|Noticias de São Luís e do Maranhão

PlantãoSão João 2026Últimas Noticias

Último fim de semana do São João de São Luís une grandes shows, tradição popular e reforço nas ações de saúde na Praça Maria Aragão

O último fim de semana do São João de São Luís reuniu, nesta sexta-feira (26), uma combinação que já virou marca da festa, tradição, grandes espetáculos e cuidado com quem escolhe viver cada noite de arraial. Enquanto os grupos folclóricos e artistas nacionais sobem ao palco da Praça Maria Aragão, a Prefeitura de São Luís ampliou as ações de saúde, garantindo assistência, prevenção e atendimento aos brincantes, trabalhadores e turistas que passam pelo espaço.

“Estamos realizando um São João pensado para as pessoas. Além de valorizar nossa cultura, garantimos uma estrutura de saúde preparada para oferecer atendimento com segurança, agilidade e acolhimento durante toda a programação”, destacou a prefeita Esmênia Miranda,

Nesta sexta-feira (26), uma das novidades foi a implantação de um posto de vacinação no Arraial da Cidade. A estrutura funcionará até a próxima segunda-feira (29), das 18h às 23h, ao lado do estande da Mais FM, disponibilizando todas as vacinas do calendário para crianças, adolescentes, adultos e idosos. A iniciativa busca facilitar o acesso da população à imunização, aproveitando a grande circulação de pessoas durante os festejos.

As ações integram o trabalho desenvolvido pela Secretaria Municipal de Saúde (Semus) que desde o início da programação junina, tem garantido atendimento médico, prevenção de doenças e resposta rápida em situações de urgência.

Na Praça Maria Aragão, um Posto Médico Avançado permanece em funcionamento durante toda a programação, equipado para realizar atendimentos de urgência e emergência, estabilização de pacientes e encaminhamentos hospitalares quando necessário.

O trabalho conta ainda com ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), posicionadas estrategicamente para reduzir o tempo de resposta em ocorrências e oferecer maior segurança ao público.

Outro importante serviço disponível é o CTA na Rua, instalado em uma unidade móvel fixa na Praça Maria Aragão e também presente de forma itinerante no São João no Bairro. A iniciativa oferece orientação sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), HIV/Aids e Prevenção Combinada, além da realização de testes rápidos para HIV, sífilis e hepatites B e C.

As equipes também realizam aconselhamento pós-teste e distribuem gratuitamente preservativos internos e externos, gel lubrificante e autotestes para HIV, ampliando o acesso da população às estratégias de prevenção durante os festejos.

Segundo a secretária municipal de Saúde, Ana Carolina Mitri, a estrutura montada na Praça Maria Aragão demonstra o compromisso da Prefeitura em garantir que a população tenha acesso a serviços de saúde durante todo o período dos festejos, oferecendo acolhimento, prevenção e atendimento sempre que necessário.

“Estamos presentes desde o início da programação do São João, com ações de prevenção, atendimento e promoção da saúde, para que brincantes, trabalhadores e visitantes possam aproveitar os festejos com mais segurança. Nosso objetivo é cuidar das pessoas durante toda a festa, disponibilizando uma rede de assistência preparada para orientar, prevenir e atender a população”, destacou a secretária.

Noite celebrou a diversidade da cultura maranhense

Além da estrutura de saúde reforçada, a programação desta sexta-feira emocionou o público com uma sequência de apresentações que percorreram diferentes ritmos e sotaques do folclore maranhense antes dos grandes shows nacionais.

Abrindo a programação, o Boi Melodia levou ao palco a força do sotaque de orquestra, marcado pelo brilho dos bordados, instrumentos de sopro e uma sonoridade vibrante que convida o público a cantar e dançar ao som das tradicionais toadas que celebram a cultura popular maranhense.

Em seguida foi a vez do Lelê de São Simão, representante de uma das manifestações culturais mais tradicionais do interior do Maranhão. O Lelê preserva uma herança centenária por meio de cantorias, tambores e coreografias que exaltam a religiosidade, a ancestralidade e a identidade das comunidades rurais, mantendo viva uma expressão cultural singular do estado.

Na sequência, subiu ao palco o tradicional Boi de Pindaré, um dos maiores representantes do sotaque da Baixada. Reconhecido pelo ritmo forte dos pandeirões, pela cadência envolvente e pelas toadas que atravessam gerações, o grupo levou à Praça Maria Aragão toda a energia de um dos estilos mais autênticos do Bumba Meu Boi do Maranhão.

Grandes encontros da música brasileira

A noite de atrações nacionais foi aberta com uma homenagem ao maranhense João do Vale, um dos mais importantes compositores da música popular brasileira. Fagner protagonizou um momento especial ao dividir o palco com Zeca Baleiro, em um encontro inédito que celebrou a obra do artista maranhense e emocionou o público presente. O repertório reuniu clássicos como “Pisa na Fulô”, composição de João do Vale, além de “Espumas ao Vento” e “Borbulhas de Amor”, em uma apresentação que uniu memória, identidade cultural e grandes sucessos da música brasileira.

Encerrando a noite, Amado Batista subiu ao palco trazendo um repertório repleto de sucessos que marcaram diferentes gerações. Canções como “Princesa”, “Secretária”, “Meu Ex-Amor”, “Pobretão” e “Seresteiro das Noites” transformaram a Praça Maria Aragão em um grande coro, fechando a programação com romantismo, nostalgia e muita emoção.

Entre o público que lotou a Praça Maria Aragão, a expectativa pelos shows nacionais era evidente. O casal Rox Hudson Santos e Valdilene Lena Santos escolheu a noite para assistir à apresentação de Amado Batista, sem abrir mão de prestigiar também as manifestações culturais do bumba meu boi.  

“Viemos para ver os bois e aproveitar o show do Amado Batista. Ouvimos ele desde que éramos bem mais jovens. É um dia de festejar e relembrar os bons momentos”, contou Valdilene Lena Santos, moradora do bairro São Francisco.

Quem também fez questão de garantir um bom lugar foi o empresário Gustavo Vieira, morador do Bequimão. Ao lado da esposa e com uma cadeira de praia para acompanhar a programação com conforto, ele aguardava a apresentação de Fagner e destacou a importância de reunir grandes nomes da música brasileira em uma festa que também valoriza as tradições maranhenses.

“Fagner tem músicas maravilhosas. É uma alegria poder assistir a esse show em um evento como o São João de São Luís. É uma experiência especial para quem gosta de boa música”, afirmou.

A programação do São João de São Luís continua neste sábado (27), com mais uma noite de celebração à cultura maranhense e apresentações de artistas consagrados na Praça Maria Aragão. O público poderá acompanhar quatro grupos de bumba meu boi, além dos shows da maranhense Alcione e da Banda Líbanos, que encerram a programação da noite.

Confira a programação:

18h – Bumba Meu Boi Valente da Ilha (orquestra); 19h – Bumba Meu Boi Brilho da Areia Branca; 20h – Bumba Meu Boi Oriente (baixada); 21h – Bumba Meu Boi Upaon-Açu (orquestra); 22h – Alcione; 0h – Banda Líbanos.

A programação completa está disponível nas redes sociais oficiais da Prefeitura de São Luís e da prefeita Esmênia Miranda no Instagram.v