.

UFMA abre inscrições para oficina de máscaras de fofão

A Universidade Federal do Maranhão (UFMA) anunciou nesta segunda-feira (23) a abertura de inscrições para a oficina de confecção de máscaras de fofão, atividade promovida anualmente pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec). As inscrições são gratuitas e ocorrem de 23 a 31 de janeiro. A ordem de inscrição será o critério adotado para a classificação dos participantes.

A oficina será realizada de 6 a 10 de fevereiro no Palacete Gentil Braga (Rua Grande, 782) de 9h às 12h. As aulas serão ministradas pela artista visual Marlene Barros. Se possível, os alunos que forem selecionados devem levar pincel largo, cola branca, tesoura, jornais, caixas de papelão e agulha grossa de mão.

Durante a oficina, os participantes aprenderão técnicas de modelagem e pintura de máscaras de fofão, além de conhecer as principais características desse tradicional personagem do carnaval maranhense. 

A Pró-Reitora de Extensão e Cultura da UFMA, Zefinha Bentivi, destaca que a oficina de máscaras é uma das atividades mais tradicionais do calendário da instituição e afirma que “o fofão resiste ao tempo e se mantém vivo e forte graças ao empenho de muitos defensores da cultura maranhense”.

As peças produzidas ficarão em exposição na Galeria Antônio Almeida, no Palacete Gentil Braga, entre os dias 10 e 17 de fevereiro. A exposição ficará disponível para visitação de segunda a sexta-feira, de 8h às 12h e de 14h às 18h. As máscaras feitas na oficina também podem ser comercializadas.  

Saiba mais:

O fofão é uma das expressões mais importantes e tradicionais do carnaval maranhense. Inspirado nos personagens do teatro e do carnaval europeu, especialmente o Careto, encontrado em Portugal, o fofão é caracterizado pela roupa de chitão, pela varinha para espantar cachorros e principalmente pelas máscaras assustadoras e divertidas.