UEMASUL oferece auxílio emergencial de inclusão digital para comunidade acadêmica

Em meio à retomada das atividades acadêmicas, a Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL) tornou público os Editais nº 32/2020 e n° 33/2020 – PROGESA/UEMASUL, que estabelecem normas de inclusão digital para a comunidade acadêmica. O processo visa, principalmente, garantir inclusão digital para estudantes dos cursos presenciais de graduação e pós-graduação da instituição em situação de vulnerabilidade socioeconômica.

A criação do auxílio faz parte das ações do novo Calendário Acadêmico 2020, conforme Resolução nº 108/2020-CONSUN/UEMASUL, atendendo a necessidade de manutenção das políticas de ações afirmativas e de inclusão que preceituam o acesso e a permanência nas universidades públicas de pessoas pertencentes a grupos sociais historicamente invisibilizados.

Ao todo, serão disponibilizados 2.800 SIM CARD para tecnologia 3G/4G, sendo 1.800 com plano mensal de tráfego de dados móveis de 30 GB; e 1.000 com plano mensal de tráfego de dados móveis de 50 GB.

A pró-reitora de Planejamento e Administração, Sheila Elke Araújo Nunes, explica que o cenário de pandemia acelerou o processo de inclusão digital na universidades, sendo necessário o planejamento de ações que visam minimizar as barreiras, garantindo o acesso à internet. “A UEMASUL, participando ativamente neste processo de inclusão digital, viu a necessidade de garantir a cobertura do direito ao acesso à internet. Portanto, aprovando e trabalhando na elaboração do auxílio emergencial de inclusão digital para toda a comunidade acadêmica”, ressaltou a pró-reitora.

Para ter direito assegurado ao Auxílio Emergencial de Inclusão Digital, conforme Edital n°32/2020, que estabelece os critérios para discentes, é preciso ter vínculo ativo em cursos de graduação e pós-graduação em qualquer um dos campi da UEMASUL. O edital apresenta critérios específicos para aquisição do SIM CARD de 30GB e de 50GB. As inscrições são feitas por meio de formulário com link disponibilizado no edital. O período de solicitação de aquisição começou hoje (11) e segue até dia 24 de agosto de 2020.

Novo Calendário Acadêmico

Foi apresentada, discutida e aprovada na última reunião do Conselho Universitário (Consun), realizada no dia 7 de agosto, a resolução que estabelece diretrizes e normas para o ensino emergencial remoto e demais atividades de pesquisa e extensão durante a suspensão das atividades presenciais, e altera o Calendário Acadêmico 2020, em virtude da situação de pandemia do novo coronavírus (SARS-CoV-2).

O semestre 2020.1 iniciará dia 14 de setembro, finalizando dia 23 de dezembro de 2020; e o início do semestre letivo 2020.2 começa dia 4 de janeiro de 2021, finalizando em 17 de abril de 2021. O calendário define ainda os períodos de matrículas, datas de avaliações, de publicações de editais, de transferências interna e externa, de colações de grau, entre outras.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.