UemaSul lança edital do Dinter em Ciência e Tecnologia Ambiental

Estão abertas até 25 de setembro de 2020 as inscrições para o Processo Seletivo que visa o preenchimento de vagas no curso de Doutorado Interinstitucional em Ciência e Tecnologia Ambiental (Dinter). O curso é ofertado pela Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) por meio do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciência e Tecnologia Ambiental (PPCTA). O projeto tem a Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UemaSul) como instituição receptora e oferta 14 vagas destinadas aos docentes efetivos da UemaSul.

Conforme a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) um dos principais objetivos do Dinter é formar docentes em regiões com pouca oferta de cursos Stricto Sensu, contribuindo para diminuir a assimetria nacional na formação de recursos humanos de alto nível, como a região na qual a UemaSul se encontra.

Durante o lançamento do edital, em cerimônia remota, o coordenador do Dinter UemaSul/UNIVALI, do PPCTA, Marcus Polette, afirmou que a interação que se estabelece possibilitará a troca de conhecimento beneficiando as duas Instituições de Ensino envolvidas. “As regiões onde as IES estão localizadas têm similaridades na forma de lidar com a geografia. Possuem características semelhantes em termos populacionais, os índices de desenvolvimento humano estão muito próximos, então teremos um fluxo intenso de trocas no ponto de vista social, econômico e ambiental. Em termos de pesquisa isso proporciona oportunidades de criar grupos de pesquisas sobre biomas importantes”, disse.

A reitora da UemaSul, Elizabeth Nunes Fernandes, ressaltou: “Nosso objetivo é o fortalecimento da educação pública de qualidade. Não podemos pensar em Ensino Superior sem colocarmos em primeiro lugar a qualidade do ensino ofertado. A UemaSul tem investido para ampliar e fortalecer o quadro de docentes, hoje representado por 51% dos professores com doutorado. O Dinter possibilita a ampliação dessa porcentagem com qualidade. Com o Dinter, juntamente com os atuais professores e os que estão em processo de doutoramento, projeta-se que em 4 anos a UemaSul terá cerca de 70% do quadro de professores portadores do título de doutorado”.

O curso será dividido em duas grandes áreas: Tecnologia para Gestão Ambiental e Cidades Sustentáveis, e Ecossistemas Aquáticos. Cada área terá duas linhas. É o primeiro Doutorado Interinstitucional que a UemaSul oferece para os servidores. De acordo com a Pró-reitora de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PROPGI), Maria da Guia Taveiro Silva, “o Dinter é um divisor de águas para nós, pois movimentará ainda mais a pesquisa na região e a troca de conhecimentos. Aguçará a produção acadêmica com publicações que darão maior visibilidade à nossa região”.

O início do curso está previsto em edital para o dia 03 de novembro de 2020.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.