.

UEMA concede título de Doutor Honoris Causa para o professor Amartya Kumar Sen

A Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) realizou, nesta segunda-feira (9), a solenidade virtual de Outorga do Título de Doutor Honoris Causa ao professor, pesquisador e economista Amartya Kumar Sen. O evento foi transmitido pelo canal do Youtube do UEMAnet.

A outorga do título de Doutor Honoris Causa, por parte da universidade, representa a escolha de uma personalidade ilustre, pela sua postura de vida, pela sua obra e contribuição para o bem comum.

Participaram da solenidade o reitor da UEMA, Gustavo Pereira da Costa; o vice-reitor, Walter Canales Sant’Ana; a pró-reitora adjunta de Graduação, Fabíola Santana; o pró-reitor de Extensão e Assuntos Estudantis, Paulo Catunda; o pró-reitor de Planejamento e Administração, Antônio Roberto Coelho Serra; a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Rita Maria de Seabra Nogueira; pró-reitor de Gestão de Pessoas, José Rômulo Travassos da Silva; a pró-reitora de Infraestrutura, Fabiola de Oliveira e o superintendente de Relações Internacionais da UEMA, Thales Andrade.

“As universidades têm um papel de maior relevância no contexto das sociedades, é provável que nenhuma outra instituição criada pela inteligência humana lhes tenha prestado tantos serviços. Somos uma instituição que completará em dezembro 40 anos de trajetória repleta de significado para o povo do nosso Estado. Temos como missão produzir e difundir conhecimentos que se orientem para a cidadania, para a formação profissional, para o desenvolvimento sustentável. E no dia de hoje a nossa alegria é por reconhecer o trabalho do professor Amartya Sen, que tem dedicado a sua vida à produção do conhecimento, a inserção da ciência no contexto das sociedades das quais elas foram edificadas”, afirma o reitor da UEMA, Gustavo Pereira da Costa.

Para o professor Amartya Sen, é um grande orgulho o reconhecimento da Universidade por meio do título de Doutor Honoris Causa. “Gostaria de dizer que estou profundamente honrado em receber este merecido reconhecimento por parte da Universidade Estadual do Maranhão, fundada apenas em 1966, é uma Universidade jovem que já ocupa uma posição de destaque. Tenho muito orgulho de me filiar a esta Universidade única e singular. Finalizo agradecendo calorosamente à Universidade e expressando a minha mais profunda apreciação por esta honra”, comentou o homenageado.

Confira o evento completo em: https://www.youtube.com/watch?v=urDi_x8Qv8w

Sobre o homenageado

Amartya Kumar é pesquisador, professor e economista indiano, conhecido, principalmente, por seu trabalho e contribuição para a área econômica voltada para o bem-estar social. Um dos grandes defensores de que a política fiscal implementada pelo estado deve ser voltada para o combate da desigualdade.

Formado em economia na década de 50, Amartya teve a maior parte de sua trajetória ligada a carreira acadêmica. Foi professor de importantes instituições dos Estados Unidos, Índia e Europa. Foi o primeiro presidente da Associação Econômica Americana, que não nasceu nos Estados Unidos.

Em 1990, foi um dos criadores do IDH, que foi uma nova maneira de medição do desenvolvimento das nações, que considerava não apenas os fatores econômicos, mas também os sociais. Além disto, o economista é um dos fundadores do Instituto Mundial de Pesquisa em Economia do Desenvolvimento.

Ele também ocupou o cargo de presidência na Sociedade Econométrica; na Associação Econômica Indiana; e na Associação Econômica Internacional. O economista ainda é Conselheiro Honorário da OXFAM.

Autor de mais de 20 livros, sendo parte deles traduzida para mais de 30 línguas.

Além de tudo isso, Sen também é destaque por ser o primeiro ganhador do Prêmio Nobel de Economia nascido em um país subdesenvolvido.