Mais Cirurgias do Governo do Estado avança com assistência urológica na Região do Leste Maranhense

No Leste Maranhense, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) executa nova etapa de atendimento do programa Mais Cirurgias com procedimentos urológicos, nesta sexta-feira (13) e no sábado (14), no Hospital Regional “Alarico Nunes Pacheco”, em Timon, ampliando o alcance do atendimento à população. 

“De um lado precisamos avançar progressivamente com o programa Mais Cirurgias, por temos indicadores melhorando como o avanço da vacinação contra o coronavírus e a queda no número de internações graves. Ainda assim, a circulação do vírus exige a manutenção dos protocolos sanitários, com medidas simples, mas muito eficazes para conter a disseminação da doença”, destaca o secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula.

Atendimento

No Hospital Regional Alarico Nunes Pacheco, os pacientes serão submetidos a procedimentos como postectomia, RTU de próstata, vasectomia e correção de hidrocele. Os 12 pacientes, entre 18 e 70 anos, são oriundos dos municípios que integram Unidade Regional de Saúde (URS) de Timon e encaminhados por unidades da SES, bem como regulados pelas Secretarias Municipais de Saúde. 

Para ampliar a oferta de cirurgias e reduzir o tempo de espera pelos procedimentos, a próxima unidade a realizar o programa Mais Cirurgias, também com procedimentos urológicos, será o Hospital Regional de Timbiras, neste sábado (14) e domingo (15). 

Com o avanço da vacinação em todo o estado e a manutenção das medidas estabelecidas por decretos no âmbito estadual e protocolos sanitários de prevenção à doença, o Governo do Maranhão avançou com a retomada gradual do funcionamento de estabelecimentos comerciais e unidades educacionais.

Mais Cirurgias

O programa Mais Cirurgias, lançado em janeiro de 2020, tem o objetivo de ampliar o número de pessoas atendidas com cirurgias eletivas na rede da Secretaria de Estado da Saúde (SES). O Mais Cirurgias oferta atendimento nas seguintes especialidades médicas: cirurgia geral, ginecologia, urologia, angiologia, cardiologia/adulto, ortopedia, oftalmologia, vascular, neurologia, aparelho digestivo e pediatria.