.

TRT-MA realiza solenidade de posse de novos dirigentes na sexta-feira (17/12)

O presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (Maranhão), desembargador José Evandro de Souza, convida para a solenidade de posse dos novos dirigentes da Corte para o biênio 2022-2023. A solenidade será realizada na sexta-feira, dia 17 de dezembro, às 17 horas, no prédio-sede do TRT, localizado na Avenida Senador Vitorino Freire, 2001, bairro Areinha. A cerimônia será na modalidade híbrida, restrita aos membros da Corte, Ministério Público do Trabalho no Maranhão (MPT-MA) e Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Maranhão, seguindo o protocolo próprio referente ao período pandêmico, e terá transmissão ao vivo pelo canal oficial do TRT-MA no Youtube.

Na ocasião serão empossados os desembargadores Francisco José de Carvalho Neto e Gerson de Oliveira Costa Filho, nos cargos de presidente e vice-presidente e corregedor do TRT-MA, respectivamente. Os desembargadores foram eleitos, por aclamação, para os respectivos cargos pelo Pleno do TRT-MA, em sessão  administrativa extraordinária telepresencial realizada em 3 de novembro deste ano.

Na mesma solenidade, também tomarão posse os desembargadores José Evandro de Souza no cargo de ouvidor e Luiz Cosmo da Silva Júnior como ouvidor substituto, bem como a desembargadora Márcia Andrea Farias da Silva como diretora da Escola Judicial (Ejud16) e o desembargador James Magno Araújo Farias como vice-diretor.

Novos dirigentes do Tribunal

Francisco José de Carvalho Neto é natural de Teresina (Piauí). Foi nomeado para o cargo de desembargador do TRT-MA, por decreto presidencial, em 19 de julho deste ano, e empossado no cargo em 21 do mesmo mês. Graduado em Direito pela Universidade Federal do Piauí. Exerceu a advocacia com atuação predominante no direito administrativo, civil, comercial, empresarial e trabalhista. Detentor do Curso da Escola Superior da Magistratura. Destinatário de várias honrarias, como a Medalha Ministro Souza Mendes Júnior, os títulos de Comendador das Ordens Judiciárias dos Tribunais da 16ª e 22ª Regiões, o título de Grande Oficial, Divisa da Ordem Timbira do Mérito Judiciário, dentre outras distinções sociais. Exerceu o magistério como professor da Escola Superior da Magistratura do Piauí e professor da Universidade e Centro de Ensino Unificado do Maranhão. Como juiz da primeira instância, Carvalho Neto comandou e presidiu as Varas do Trabalho de Balsas, Bacabal, Caxias e Timon.

Gerson de Oliveira Costa Filho é o atual vice-presidente, corregedor e ouvidor substituto do Tribunal. É natural de São Luís. Possui formação acadêmica em Bacharelado em Direito e Mestrado na área de Concentração em Direito Público. Doutorando em Direito Público. Exerceu o cargo de procurador-geral do município de São Luís. Foi professor da escola da Magistratura do Trabalho. Foi presidente do Tribunal de Justiça Desportiva do Maranhão, membro do Tribunal de Ética e Disciplina da Ordem dos Advogados do Brasil/MA e conselheiro estadual titular da OAB/MA, eleito para o triênio de 2001/2003. Foi Advogado militante na Justiça do Trabalho por mais de 15 anos. Em 2001, tomou posse no TRT Maranhão. Foi eleito vice-presidente e corregedor do TRT-MA, para o biênio 2005/2007. Em 2007, assumiu o cargo de presidente do Tribunal, onde permaneceu até 19 de junho de 2009. Foi ouvidor do TRT-MA durante o biênio 2012-2014. Em novembro de 2012, também foi eleito o primeiro coordenador-geral do Colégio de Ouvidores da Justiça do Trabalho (Coleouv). Ocupou o cargo de ouvidor entre 2014-2015, e na sequência foi eleito e empossado diretor da Escola Judicial do TRT-MA, permanecendo até dezembro de 2017.  Foi membro do Colégio de Presidentes e Corregedores dos Tribunais Regionais do Trabalho (Coleprecor).