Tribunal de Justiça recebe estudantes de Direito do CEUMA

Alunos e alunas, entre os 4º e 8º de Direito da Universidade CEUMA, visitaram, nessa quarta-feira (13/07), as dependências da terceira Corte de Justiça mais antiga do país, o Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA). O momento, idealizado pelos professores Ismael Assunção e Edson Miranda, faz parte do curso de férias “Escritório-Escola” da instituição de ensino. Os estudantes foram recebidos e guiados pelo diretor Judiciário do TJMA, Laercio Leão Amaral, e pelo colaborador Caio Fernando Costa.

Cerca de 30 alunos(as) do curso “Escritório-Escola” iniciaram a visita ao TJMA na Sala de Sessão Plenária, onde acompanharam a sessão jurisdicional, presidida pelo presidente do Judiciário maranhense, desembargador Paulo Velten, em que os magistrados e as magistradas julgavam processos. Na abertura da sessão, o presidente do TJMA ressaltou a presença dos estudantes. 

Em seguida, os estudantes foram guiados para conhecer os gabinetes de desembargadores e desembargadoras; as salas das Câmaras Cível e Criminal; a Galeria de ex-presidentes do TJMA; o Salão Nobre; e o Pleninho. 

No início da conversa, o diretor Judiciário do TJMA, Laercio Leão Amaral, dirigiu-se aos estudantes, destacando a satisfação de recebê-los e enfatizou que o Tribunal está de portas abertas, pois o que o Judiciário deseja é a aproximação com a comunidade e dar fim a ideia de distanciamento entre as partes.

“Esse momento renova esperança de que os senhores em breve estarão operando o Direito como certamente sonharam um dia e como a sociedade espera de vocês. O TJMA é um ambiente que precisa ser visitado mais vezes por todos para que entendam como funciona uma unidade ou uma coordenadoria, por exemplo. O Direito é dialético, como vocês perceberam durante a sessão, com o debate e divergência entre os magistrados e magistradas. Então, queria que saíssem daqui com a esperança de que é exatamente isso que vocês estão recebendo na universidade. A prática deve corresponder ao que a gente aprende na faculdade”, disse o diretor Judiciário do TJMA

O professor e coordenador do curso “Escritório-Escola”, Edson Miranda, falou da boa adesão dos estudantes, que compareceram voluntariamente, e como esse momento pede contribuir tanto no âmbito profissional quanto acadêmico, destacando que não teve a mesma oportunidade na graduação ao qual os alunos e alunas estão tendo. 

“Essa visita permite que eles observem, como que na prática, o Poder Judiciário funciona. Alguns já assistiram à audiência no 1º Grau, mas nenhum teve acesso ao Tribunal, tanto para conhecer as instalações quanto para observar como é o julgamento no plenário. Então, é um momento para que eles já se familiarizem com o ambiente que eles terão no dia a dia, na prática. Aqueles que optem pela advocacia vão precisar vivenciar isso nas ações, no recurso, como também aqueles que almejam carreira no serviço público para que conheçam como é o funcionamento”. 

Já o professor Ismael Assunção deu o seu testemunho de quando fez estágio no TJMA e relembrou a importância desse período. “Foi uma das melhores experiências de estágio que tive, onde aprendi muito e participei assistindo as sessões no plenário, em 2009. Então, eu quero parabenizar vocês por estarem aqui. Poderiam estar viajando, curtindo as férias, mas estão aqui, com essa sede de conhecimento e vontade de aprender. Parabéns a vocês, e obrigado ao TJMA”, finalizou. 

EXPERIÊNCIA DOS ESTUDANTES

O estudante do 8ª período de Direito, Paulo André Vieira, falou da relevância da experiência. “Essa visita foi bem interessante e gratificante, porque a gente conhece o Tribunal com outros olhos. Nós alunos às vezes só acompanhamos pelo site o que acontece, e aqui tivemos a oportunidade de conhecer o dia a dia e todo o espaço, e com certeza pretendemos voltar outras vezes”, comentou. 

O momento também foi de grande relevância para a estudante Maria Cavalcanti, do 8º período, que disse ter ficado muito feliz com a oportunidade de conhecer o TJMA. “Essa visita foi incrível e enriquecedora. Eu não conseguirei, de forma alguma, resumir em palavras. Foi um prestígio conhecer não só essa estrutura linda que tem esse ambiente, mas também entender sobre a composição e as contribuições que falou para gente o diretor Judiciário, entender sobre carreiras que estamos sonhando um dia almejá-las. Espero um dia voltar”, falou. 
 

AGENDAMENTO

As coordenações de instituições de ensino superior, que desejarem agendar a visita de estudantes ao Tribunal de Justiça do Maranhão, devem entrar em contato com o setor da Diretoria Judiciária, pelo e-mail: dirjudiciaria@tjma.jus.br.