Travessia completa 5 anos transportando pessoas com deficiência: “Mudou a minha vida”

Foram mais de 140 mil viagens e 80 mil atendimentos que beneficiaram cerca de 10 mil pessoas de 43 cidades maranhenses. Foi com esses números positivos que o serviço Travessia chegou a 2021, ano em que o projeto celebra cinco anos de existência.

Coordenado pela Agência de Mobilidade Urbana e Serviços Públicos (MOB), o Travessia oferece transporte gratuito, confortável e seguro a pessoas com deficiência, com mobilidade reduzida, além de idosos e crianças com problemas neurológicos.

Desenvolvido nas modalidades Travessia Clássico, Travessia Melhor Idade e Travessia Saúde, há cinco anos o projeto visionário auxilia pessoas com deficiência em atividades de educação, trabalho, saúde e lazer.

Nesta semana, o governador Flávio Dino usou as redes sociais para ressaltar a importância do Travessia para a promoção de direitos. Na postagem, o governador publicou imagens do transporte para serviços de saúde odontológicos.

“Um dos projetos mais importantes que implantamos para pessoas com deficiência: programa Travessia, que propicia transporte gratuito e acesso a direitos”, reforçou o governador.

Disponível para pessoas com deficiência que moram em cidades da Região Metropolitana de São Luís e nas regiões dos Cocais, Baixada e Central, a estrutura conta com vans equipadas e adequadas às pessoas com deficiência e com espaço para acompanhante. As centrais de São Luís oferecem ainda carros para crianças com hidro/microcefalia.

Reconhecimento

Para quem usufrui do serviço Travessia, são muitos os motivos para comemorar a existência da iniciativa no Maranhão. O cadeirante Erlon Azevedo é um exemplo. Usuário desde a criação do projeto, Erlon conseguiu concluir curso em ensino superior com o auxílio do Travessia.