Travessia chega a região sul do estado para atender em média 700 pessoas

O serviço Travessia, coordenado pela Agência Estadual de Mobilidade Urbana e Serviços Públicos (MOB), chegou a região sul do Maranhão, no município de Balsas. A entrega do primeiro veículo ocorreu na abertura da 18ª edição da AgroBalsas, na última segunda-feira (16). 

Com uma van adaptada para prestar o serviço à população, a expectativa é que mais de 700 usuários utilizem o Travessia todos os meses. 

A Central de Atendimento do Serviço Travessia irá funcionar na sede do Procon em Balsas.

“O Travessia é uma demonstração que o governo, o estado, pode e deve trabalhar pela melhoria da qualidade de vida de todas as pessoas. O governador Carlos Brandão tem essa sensibilidade e está ampliando o Travessia, possibilitando mais mobilidade e justiça social para os maranhenses”, afirmou Celso Henrique, presidente da MOB. 

Para Antonio Reis, presidente da Associação Balsense da Pessoa com Deficiência, os moradores com deficiência de Balsas e região necessitavam do serviço para o deslocamento a consultas e atividades de lazer. “Era uma dificuldade sair de casa para todos nós. Muitas vezes cancelávamos compromissos de saúde. Agora, é só ligar e agendar o transporte. Agradeço ao governo pelo Travesiaa. Balsas e região precisava muito deste serviço tão essencial”.

A coordenadora do serviço Travessia, Isabelle Passinho explicou a importância da ampliação do Travessia para vários municípios maranhenses. “Expandir o serviço representa a garantia do direito básico de ir e vir, é a acessibilidade ao transporte público com tranquilidade e segurança. Esse é o principal objetivo do Travessia”. 

O que é Travessia

O Serviço Travessia é um projeto do Governo do Estado que disponibiliza deslocamento às pessoas que apresentem mobilidade reduzida. 

Elas são transportadas de suas residências ao trabalho, estudo e tratamento de saúde. É oferecido pela Agência Estadual de Mobilidade Urbana e Serviços Públicos (MOB). Atua, também, na logística de passeio e outras atividades de lazer programadas pela MOB.

Os veículos são vans e minivans adaptadas e climatizadas. São especialmente configurados para atender pessoas usuárias com cadeiras de rodas, com deficiências visuais, com microcefalia, hidrocefalia e outras doenças neurológicas com alto comprometimento de mobilidade reduzida permanente, pessoas idosas e pacientes em tratamento de saúde nos hospitais macrorregionais.