TJMA promove palestras e melhorias em Carutapera e Cândido Mendes
Objetivando aprimorar os serviços jurisdicionais e as condições de trabalho nos fóruns de Justiça, o Poder Judiciário, por meio do programa Justiça de Proximidade, promoveu palestras e atendimentos voltados aos servidores e servidoras das comarcas de Cândido Mendes e Carutapera, nestas segunda-feira (25) e terça-feira (26). A força-tarefa também envolveu melhorias estruturais nas áreas de Engenharia e Informática, desenvolvendo serviços e atualizações no maquinário das comarcas.
O juiz auxiliar da Presidência do TJMA e coordenador do Justiça de Proximidade, José Nilo Ribeiro Filho, apresentou ao corpo funcional das duas comarcas informações a respeito dos objetivos do trabalho desenvolvido pelo programa Justiça de Proximidade para proporcionar melhores condições de estrutura e de benefícios. O magistrado também vistoriou as instalações dos fóruns judiciais, verificando o estado estrutural.
Ele tratou ainda sobre a equalização da força de trabalho, medida que padroniza a quantidade de servidores(as) efetivos(as), comissionados(as), funções gratificadas e forças auxiliares em cada unidade judicial, para melhor funcionamento e prestação jurisdicional, com reforço na Justiça de 1º Grau, esclarecendo dúvidas.
Em Carutapera e Cândido Mendes, servidores e servidoras participaram nesta segunda-feira (25) e terça-feira (26), respectivamente, de palestras ministradas por servidoras do TJMA, na seguinte ordem: “Índice de Desempenho de Sustentabilidade no TJMA”, com Vitória Colvara (Núcleo Socioambiental) – com plantio de muda de Ipê; “Prêmio CNJ de Qualidade 2024: como posso contribuir? e “A Estratégia do PJMA vem até você”, com a servidora Mônica Teresa Costa Sousa (Assessoria de Gestão Estratégica e Modernização).
Também foram realizadas as palestras “Roda de Conversa sobre direitos e deveres com o RH”, com Liana Rachel Bandeira Costa (Divisão de Avaliação de Desempenho); “Ações formativas e o impacto na prestação jurisdicional”, com Ana Tereza Gomes (ESMAM); e “Difusão da Cultura de Segurança Institucional”, com o major PM Sérgio Antonio Silva Pereira (Supervisão de Segurança) e James Dutra (Prevenção e Combate a Incêndio).
A secretária judicial de Carutapera, Vanja Carolina, avaliou a importância do projeto e das orientações recebidas para melhoria dos serviços prestados e uma resposta à sociedade. “As palestras foram excelentes, sobre recursos humanos, sustentabilidade, segurança institucional, onde pudemos aprender sobre combate a incêndios pois não tínhamos conhecimento”, avaliou.
Em dias alternados, ainda foram disponibilizados aos servidores e servidoras atendimentos médicos, de enfermagem e psicossocial, por meio do projeto “Bem Estar no Judiciário” da Divisão Médica, com triagem de enfermagem com a servidora Conceição Cadilhe (verificação de peso, aferição de pressão, glicemia) e consulta médica com a médica Mariany Oliveira, além do trabalho da Divisão Psicossocial, que levou o psicólogo Railson Rodrigues para atendimentos. As orientações odontológicas foram realizadas pelo chefe da Divisão Odontológica, Rafael Silva Santos.
“Está sendo bom, porque nesse tempo que trabalho aqui de 17 anos nunca havia sido feito esse atendimento médico, onde pude atualizar as consultas médicas”, observou o servidor do fórum de Cândido Mendes, José Ribamar Velozo.
MELHORIAS ESTRUTURAIS
Com vistas à melhoria da estrutura de trabalho, o fórum de Cândido Mendes, por meio da Diretoria de Informática, representada nesta edição pelos servidores Allan Ismael e Diogo Mendonça, recebeu instalação de rede Wi-Fi e domínio de rede; novos no-breaks e switchs; atualização de sistemas. O fórum de Carutapera recebeu novos computadores; instalação de rede Wi-Fi e domínio de rede e novos no-breaks.
Por meio da Diretoria de Engenharia, o fórum de Carutapera recebeu intervenções na estrutura, com pintura completa interna e externamente; urbanização; substituição de acessórios hidráulicos e sanitários, entre outros.
Em Cândido Mendes, o fórum recebeu intervenções gerais como pintura; revisão das instalações elétricas e lógicas; revisão e limpeza mecânica do sistema sanitário, com troca de instalações hidráulicas, recomposição e drenagem do sistema de águas pluviais, além da previsão de substituição completa do telhado.
Por meio da Diretoria Administrativa, também foram executadas ações de destralhe nos fóruns, visando à destinação sustentável de bens em desuso.