Giro de Noticias

TJMA promove ações itinerantes em cidades do Oeste Maranhense de 25 a 28/9

A décima segunda edição do Justiça de Proximidade, promovido pelo Poder Judiciário do Maranhão inicia na segunda-feira (25/9) e vai até a quinta-feira (28/9). As comarcas de Cândido Mendes, Carutapera, Maracaçumé e Governador Nunes Freire receberão os serviços da iniciativa que tem como objetivo fornecer serviços de atendimento à população por meio do projeto “Registro Cidadão” e implementar melhorias nos serviços públicos nas unidades judiciais e administrativas do estado.

Através do  “Registro Cidadão”  serão disponibilizados os  serviços  de emissão de registros de nascimento, procedimento do registro tardio de óbito e nascimento, além da emissão de segundas vias das certidões de nascimento, casamento e óbito. Para participar, basta comparecer aos locais de atendimento.

Ainda no período de 25 a 28 de setembro, a alta administração do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) realizará atividades itinerantes para aprimorar os serviços jurisdicionais e proporcionar ações aos magistrados, magistradas, servidores e servidoras dos fóruns das comarcas. Tudo isso por meio de uma força-tarefa composta por profissionais de diversas áreas da administração pública.

Serão ofertados serviços internos nas áreas judiciais, administrativas e extrajudiciais, recursos humanos, engenharia, segurança institucional, informática, tecnologia da informação, atendimento médico, Núcleo de Sustentabilidade, Assessoria de Gestão Estratégica e Modernização (AGEM) e da Escola Superior da Magistratura do Maranhão (Esmam). O objetivo é estender os quatro pilares da gestão do TJMA (governança, resolutividade, integridade e transparência) para todo o estado.

REGISTRO CIDADÃO

O projeto “Registro Cidadão” é uma iniciativa colaborativa entre o TJMA, a Corregedoria Geral de Justiça do Maranhão (CGJ/MA), juízes e juízas, prefeituras, secretarias estaduais, órgãos de assistência social e médica municipais e registradores civis de pessoas naturais. 

Para obter mais informações sobre o projeto, entrar em contato com o Fundo Especial das Serventias de Registro Civil de Pessoas Naturais do Estado do Maranhão (FERC) pelo telefone (98) 3261-6220 ou com os cartórios dos respectivos municípios.