TJMA leva Política de Diversidade a escola e evento em São Luís
O Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), por meio do Comitê de Diversidade, iniciou as atividades de sensibilização de 2025 na Escola SESI, anexo do bairro da Alemanha, nesta terça-feira (18/2). A ação contou com a participação da coordenadora do Comitê, juíza Elaile Carvalho, e dos servidores(as) e membros(as) Joseane Cantanhede e Luciano Vilar.
A convite da psicóloga da escola, Ariane Chung, a equipe apresentou aos estudantes do Ensino Médio as iniciativas do Poder Judiciário maranhense voltadas à promoção da diversidade e ao combate à discriminação.
Foram destacadas as principais iniciativas desenvolvidas pelo Comitê de Diversidade, como o Programa Escuta Ativa dos Povos Indígenas, a campanha “LGBTfobia não é opinião. É crime!” e o Prêmio Luiz Alves Ferreira (Luizão) de Promoção à Diversidade e Combate à Discriminação.
Outras iniciativas também foram apresentadas, todas com o objetivo de garantir direitos e fomentar a inclusão no âmbito interno e externo do Judiciário maranhense.
COMBATE AO RACISMO RELIGIOSO
O enfrentamento ao racismo religioso também fez parte da agenda de fevereiro da Política de Diversidade do TJMA.
A membra do Comitê, juíza Luana Santana, acompanhada das servidoras Bianca Bezerra e Joelma Nascimento, participou da 2ª Edição do Festival Cultural “Iemanjá, Rainha Mar”.
O evento, promovido pela Secretaria de Estado dos Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop), ocorreu no último sábado (15/2), na Avenida Litorânea, e reuniu serviços de diversos órgãos públicos, além de apresentações culturais das religiões de matriz africana.