TJMA e Correios lançam selo em homenagem aos 100 anos do Arquivo Judiciário

O Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) e os Correios lançaram, nesta sexta-feira (24), o selo personalizado em homenagem aos 100 anos do Arquivo Judiciário, durante solenidade no auditório da Associação Comercial do Maranhão (ACM).

O evento integra programação especial, aberta nessa quinta (23), em comemoração ao centenário do Arquivo “Des. Milson de Souza Coutinho”.

Participam servidores(as) públicos das esferas municipal, estadual e federal, pesquisadores(as), discentes, docentes, historiadores(as), arquivistas, advogados(as), bibliotecários(as), magistrados(as), sociedade civil e  profissionais que atuam em arquivos.

Nomes do cenário maranhense e nacional estão presentes no evento, com o tema “Centenário do Arquivo Judiciário do Tribunal de Justiça do Estado do Maranhão: cem anos promovendo cidadania por meio do acesso à informação”. 

MEMÓRIA

Durante o lançamento do selo comemorativo dos 100 anos do Arquivo, nesta sexta, o presidente do TJMA, desembargador Paulo Velten, ressaltou que a iniciativa evidencia o compromisso do Poder Judiciário com a preservação da memória. “É cultuando a nossa memória que a gente tem condições de conhecer os feitos do passado, organizar o nosso futuro e, portanto, desenvolver um bom momento presente. Portanto, esta é uma oportunidade muito importante pra gente comemorar o centenário do nosso Arquivo e continuar programando ações que visem à preservação da nossa memória”, pontuou. 

Paulo Velten também enfatizou que o lançamento do selo simboliza o coroamento de todo o esforço empreendido à frente do Arquivo Judiciário e da Comissão de Documentação, Revista, Jurisprudência e Biblioteca do TJMA.

O presidente da Comissão de Documentação, Revista, Jurisprudência e Biblioteca do TJMA, desembargador Lourival Serejo, destacou que o lançamento do selo materializa a comemoração do centenário do Arquivo Judiciário. “Nada mais importante para marcar esta data tão significativa do que um selo, um documento público externo, que possui uma simbologia muito relevante. Ele materializa a nossa comemoração dos 100 anos”, frisou.

O 2º vice-presidente do TJMA, desembargador Marcelino Everton, enfatizou a importância da iniciativa. “Nós vivemos da história. Portanto, este evento representa muito para a sociedade, que por sua vez, pode rever toda a história da Justiça através do acervo existente. Então, é um prazer participar desta solenidade”, afirmou. 

O superintendente dos Correios, Thiago Silva Serra, destacou a relevância do lançamento do selo em homenagem aos 100 anos de Arquivo e da parceria com a Justiça. “Os Correios do Maranhão têm a honra de participar deste evento em parceria com a Justiça. O lançamento do selo é importante para marcar esta data tão relevante para o Poder Judiciário. O selo será disponibilizando à venda durante 30 dias na agência dos Correios Central para que toda a sociedade tenha conhecimento da importância do Arquivo do TJMA”, frisou.  

A assessora de Comunicação dos Correios, Priscila Cardoso, afirmou que a emissão de selos postais é fundamental para a preservação da memória e, portanto, da história.  “Com a emissão de selos postais, tornamos possível que esta história seja contada de maneira honrosa e detalhada por meio do poder perpetuador da Filatélia, que é a arte de colecionar e pesquisar os selos postais emitidos pelos Correios”, disse.

SELO

O selo personalizado, cuja arte é assinada pelo designer Carlos Eduardo Sales, da Assessoria de Comunicação da Presidência do TJMA, traz em seu conceito a idéia de tempo, restauração e compartilhamento, remetendo aos 100 anos de trabalho voltado para a preservação da memória maranhense.

O selo circulará no Brasil e no Exterior, propagando, por meio de sua imagem e legenda, o tema que originou sua criação.

As peças obliteradas, assinadas pelas autoridades convidadas, durante o evento, passarão a fazer parte do Acervo Filatélico dos Correios e servirão como fonte de pesquisa e registro do referido acontecimento no contexto histórico e sociocultural.

HOMENAGENS 

Durante a solenidade, foram realizadas diversas homenagens a pessoas que prestaram relevantes serviços prestados ao Arquivo Judiciário.

Receberam homenagem: o servidor do TJMA, Jorge Luiz Carvalho Pereira, pelos 40 anos de serviços dedicados ao Arquivo; a servidora do TJMA, Maria Francisca Santana Barbosa, pelos 25 anos de serviços dedicados ao Arquivo; o acadêmico da Academia Maranhense de Letras, Elsior Continho; a professora Dra. do Departamento de História da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Regina Helena Martins de Farias; a professora do Departamento de História e coordenadora do Programa de Pós-Graduação em História da UFMA, Soraia Sales Dormeles; o diretor do Arquivo Central da Universidade Federal do Pará (UFPA), Cristian Carvalho; e o professor Dr da Universidade Federal Fluminense (UFF), Daniel Flores.

PROGRAMAÇÃO

No dia 23, integraram a programação mesas redondas com os temas “O Arquivo Judiciário como fonte de informação para pesquisas” e “Governança Arquivística em Instituições Públicas”, além de painéis sobre trabalhos de pesquisadores(as) que utilizaram o Arquivo como fonte e relatos de experiências de estagiários(as).

No dia 24 (sexta-feira), foi realizada uma sessão comemorativa em alusão ao centenário, com homenagens, palestra, lançamento do Selo do Centenário em parceria com os Correios, além de visitas guiadas ao Arquivo Judiciário, no turno vespertino.

Durante a programação, o coordenador do Arquivo e Gestão Documental do TJMA, Christofferson Melo, ministrou palestra sobre o “Arquivo Judiciário em desenvolvimento: ações, conquistas e prospecções”. 

Os(as) participantes receberão certificado de 20h ao final do evento.