TJMA abre Encontros Regionais em Barra do Corda com capacitação para o público interno
O Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) abriu nesta segunda-feira (10/2), no fórum de Barra do Corda, a terceira edição do programa “Encontros Regionais”, com a participação de juízes, juízas, servidores e servidoras das comarcas de Colinas, Dom Pedro, Esperantinópolis, Governador Eugênio Barros, Joselândia, Presidente Dutra, Santo Antônio dos Lopes, São Domingos, Tuntum, e da sede Barra do Corda. O evento prossegue até quinta-feira (13/2), com palestras, cursos, oficinas e reuniões técnicas.
O evento foi aberto pela magistrada Tereza Nina, coordenadora de Planejamento e Gestão Estratégica, representando o presidente do TJMA, desembargador Froz Sobrinho; a juíza Martha Dayanne Schiemann, diretora do Fórum de Barra do Corda, além do vice-prefeito do município, João Pedro.
Tereza Nina relembrou o sucesso das duas primeiras edições realizadas nos polos judiciais de Timon e Bacabal, e frisou os objetivos do evento que busca fortalecer o diálogo entre a Mesa Diretora, juízas, juízes, servidoras e servidores que atuam nas unidades judiciais.
A expectativa é que nesta edição possamos aproveitar ainda mais as palestras, cursos, oficinas e momentos de bem-estar, além do diálogo aberto com o nosso presidente Froz Sobrinho, que busca sanar as dificuldades das comarcas, acolhendo e cuidando do nosso público interno”, destacou.
Martha Schiemann agradeceu ao TJMA por escolher Barra do Corda para sediar o evento, e enfatizou que a iniciativa garante aprendizado e troca de experiências entre juízes, juízas, servidores e servidoras das 10 comarcas que integram o polo judicial. “Entendo que esse projeto vai contribuir muito para o nosso aprimoramento profissional e pessoal, com reflexo direto na melhoria dos serviços prestados à população”, avaliou.
O corregedor-geral da Justiça, desembargador José Luiz de Almeida, também participou dos Encontros Regionais e conclamou o público interno, em especial juízes e juízas, ao cumprimento de suas missões institucionais de promoção da Justiça, com a entrega das decisões e julgamentos em tempo razoável de duração do processo. “Nós precisamos de reuniões como essas, precisamos estar juntos, trocar ideias, construir algo novo, mas precisamos sobretudo, como Poder Judiciário, assumir a dívida histórica que temos com a sociedade”, afirmou.
PROGRAMAÇÃO
O professor Anderson Miranda, da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), ministrou o workshop comportamental “Transformando desafios em oportunidades: a importância do servidor público na construção de um futuro melhor”. Durante a apresentação falou sobre responsabilidade, liderança, empatia, ética e alcance de resultados. Também desenvolveu dinâmicas interativas com o público, lançou reflexões sobre o Serviço Público na atualidade, e a importância de servidoras e servidores públicos comprometidos com a eficiência da Justiça.
A chefa da Divisão de Planejamento Estratégico do TJ, servidora da Mariana Carneiro, apresentou a oficina “A Estratégia e o Prêmio CNJ de Qualidade”. Ela iniciou a apresentação com foco na Missão, Visão, e Valores do Poder Judiciário do Maranhão. Pontuou os critérios adotados pelo Conselho Nacional de Justiça para concessão do selo diamante neste ano. “Temos até o dia 31 de julho para cumprir as metas estipuladas para o prêmio CNJ de qualidade deste ano, e é muito importante que todos e todas se envolvam com essa missão”, lembrou.
No período da tarde, o servidor do TJMA, Ricardo Dias, apresentou o curso sobre Gestão de Tabelas Processuais Unificadas – TPU´s do Conselho Nacional de Justiça. As TPU´s representam um avanço significativo na organização e padronização dos atos processuais em todo o país. “Elas se baseiam em um sistema de classificação unificado, garantindo uniformidade e confiabilidade dos atos processuais, contribuindo para um sistema judicial mais eficiente”, explicou.
A auxiliar judiciária da 1ª vara de Colinas, Larissa Noleto, elogiou a qualidade das palestras e oficinas apresentadas, que vão ajudar a otimizar o trabalho na unidade judicial, com foco nas metas, no prêmio CNJ de qualidade, dentre outros.
“Esse encontro vê a realidade vivida nas unidades do interior. Garante momentos de aprendizado sobre os sistemas utilizados, atenção para as metas, dentre outras situações que vão melhorar o nosso trabalho no dia a dia”, pontuou.
Letícia Caldas, analista judiciária da 2ª vara de Barra do Corda, afirmou que a iniciativa supre a necessidade de realização de cursos presenciais nas comarcas do interior, com informações essenciais para o desempenho das atividades.
Hoje aprendemos muito sobre os itens cobrados para o prêmio CNJ de qualidade, esclarecemos dúvidas sobre as tabelas processuais unificadas, além disso, tivemos momento de acolhimento com um workshop comportamental, de modo que só temos a agradecer e participar ainda mais nos próximos dias”, disse.
Participam dos Encontros Regionais, os juízes João Vinícius, 1ª vara de Barra do Corda; Raniel Nunes, comarca de Tuntum; Moisés Costa, comarca de Governador Eugênio Barros; Danilo Dias, comarca de Dom Pedro; Silvio Nascimento, comarca de Colinas; além das juízas Michele Sancho Diniz, diretora do fórum de Presidente Dutra; Cristina Meireles, 2ª vara de Presidente Dutra; Lorena Placido, comarca de Esperantinópolis; e Fabiana Moura Macedo, comarca de Santo Antonio dos Lopes.
Com o apoio da Coordenadoria de Saúde do TJMA, servidores, servidoras, magistrados e magistradas tiveram atendimento psicológico à disposição durante todo o dia. O momento “Equilíbrio Corpo e Mente” contou com o trabalho desenvolvido pelo psicólogo Railson Rodrigues, analista do TJMA.
Em programação simultânea também foi aberto na manhã desta segunda (10/2), no auditório do Instituto Federal do Maranhão – IFMA Barra do Corda, um curso sobre Regularização Fundiária destinado aos públicos interno e externo, promovido pelo Núcleo de Regularização Fundiária do TJMA. A programação dos “Encontros Regionais” segue nesta terça-feira (11/2), com a instalação da 3ª vara de Barra do Corda; reunião técnica com juízes, juízas, servidores e servidoras, que vai contar com a participação do presidente Froz Sobrinho; oficina para os facilitadores do programa Justiça de Todos que atuam nos Pontos de Inclusão Digital (PID´s) das comarcas da região; curso sobre Regularização Fundiária; Inteligência Artificial, dentre outros.