Tire férias com segurança e economia de energia Equatorial Maranhão reuniu dicas que farão a diferença na sua casa

O período de férias pode levar a um aumento no consumo de energia elétrica, pois a tendência é que as pessoas fiquem mais tempo em casa e utilizem mais equipamentos. Medidas simples podem ajudar a curtir o mês de julho com mais tranquilidade, por isso, a Equatorial Maranhão reuniu algumas dicas que vão fazer a diferença quando o assunto é economia, e de quebra, evitar acidentes domésticos que colocam em risco a segurança das famílias maranhenses.

Para quem vai viajar – Se a família vai viajar e a casa vai ficar vazia, a dica é retirar os equipamentos eletrônicos da tomada. Além de oferecer mais segurança, desconectar os aparelhos das tomadas resulta em economia de energia. Os cabos de telefone, de antenas de televisão e de provedores de internet devem ser desconectados, pois também podem propagar sobretensões, que são provocadas por incidências de raios, mesmo que esses aparelhos estejam em modo stand by.

Para quem vive conectado – Durante as férias as crianças, os adolescentes e até mesmo os adultos ficam muito mais tempo conectados, sempre com o celular em mãos, ou mesmo jogando no notebook ou computador. Estabelecer horários para uso destes aparelhos evita desperdício e economiza a bateria dos aparelhos, não havendo necessidade de nova carga com tanta frequência. E atenção: jamais manuseie qualquer equipamento elétrico com o corpo molhado e os pés descalços.

A Executiva de Segurança da Equatorial Maranhão, Leiziane Carvalho, alerta para o uso de celulares enquanto estiverem carregando. “Utilizar o celular conectado à tomada tem provocado inúmeros acidentes em todo o mundo. Evite usar equipamentos como celulares e notebooks durante o carregamento e não os deixe conectados à tomada após a carga completar 100%. Também não utilize fones de ouvido enquanto estes tipos de aparelhos estiverem ligados à eletricidade, pois há um grande risco de choque elétrico”, pontua.

Para aproveitar com a criançada – Se você vai levar as crianças para brincar ao ar livre, oriente-as a soltar pipa em parques, campos abertos ou outras áreas afastadas da rede elétrica. Uma pipa enroscada na fiação da rede elétrica não deve ser puxada, pois os fios podem se tocar e provocar um curto-circuito. Lembrando que além de proibido, o uso de cerol na linha da pipa pode danificar cabos da rede elétrica e provocar acidentes graves com ciclistas e motociclistas.

Para aproveitar com as visitas – É importante ficar atento ao aumento do número de pessoas em casa, característico no período de férias, quando é comum receber vistas. Com mais pessoas em casa, aumenta o uso da máquina de lavar e ferro de passar, o número de banhos com chuveiro elétrico, o uso da chapinha e secador de cabelo e outros eletrodomésticos. Nestes casos, a Equatorial Maranhão orienta acumular o máximo de roupas para lavar e depois passar de uma só vez, reduzir o tempo de banho e colocar o chuveiro no modo “Verão” que proporciona uma redução no consumo. Outro aparelho que se deve ter atenção é a geladeira, que consome muita energia elétrica devido ao “abre e fecha” ao longo do dia. A dica é deixar um litro de água com gelo fora da geladeira. Assim, você evita abrir a geladeira toda hora para beber água, economiza energia e ainda conserva a borracha de vedação por mais tempo. É importante observar também uso do ar condicionado e ventiladores de forma desnecessária ou excessiva.

Leiziane também orienta as pessoas que gostam de transformar um “almocinho de família” em grandes encontros. “Caso pretenda reunir amigos e/ou familiares em casa, atenção com as extensões e filtros de linha que não devem ficar em contato com água, pois há risco de choque elétrico e curto circuito nestes casos. A eletricidade nos traz conforto e diversão, mas se mal utilizada pode causar acidentes”, finaliza.

O uso do ar condicionado, ventiladores, maior número de banhos, festas, mais eletroeletrônicos conectados, tudo isso significa consumo extra de energia elétrica no período de férias. É importante ficar de olho para não haver desperdício de energia elétrica. E lembre-se: bons hábitos devem ser mantidos durante todo o ano.