Timon e região recebem vacinas contra o coronavírus

No início desta tarde, a cidade de Timon recebeu as primeiras vacinas para serem aplicadas nos moradores da região. Os insumos, que chegaram por avião, também serão enviados para os municípios das proximidades.

“Estamos vivendo um momento de muita emoção e esperança. Agradecemos demais ao Governo do Estado do Maranhão pela celeridade de trazer as vacinas até os nossos municípios”, disse Florisa Batista, gestora regional de Timon

O Governo do Maranhão começou às 7h desta terça-feira o transporte das vacinas para os municípios. São três aviões, três helicópteros e 30 automóveis fazendo o trabalho.

O responsável pelo transporte até os municípios é o Governo do Estado. E depois a aplicação fica sob responsabilidade das prefeituras.

Públicos

Nesta primeira etapa, são vacinados os grupos determinados pelo Ministério da Saúde. Existem três fases nesta etapa. Na primeira fase, são trabalhadores de saúde; pessoas de 75 anos ou mais; pessoas de 60 anos ou mais em asilos; população em situação de rua; população indígena, povos e comunidades tradicionais ribeirinhas e quilombolas.

Na segunda fase, são os idosos de 60 a 74 anos. Na terceira fase, são pessoas com diabetes mellitus; hipertensão arterial grave; doença pulmonar obstrutiva crônica; doença renal; doenças cardiovasculares e cerebrovasculares; indivíduos transplantados de órgão sólido; anemia falciforme; câncer; e obesidade grave, com Índice de Massa Corporal igual ou maior que 40 (IMC≥40).

Neste primeiro lote, são 164 mil doses para vacinar 78 mil pessoas. Cada uma vai receber duas doses.