TIM e IHS expandem cobertura 4G utilizando energia solar para conectar antenas

Dando sequência ao projeto de aumentar a cobertura 4G no país de forma sustentável, com fontes de energia renovável e limpa, a TIM se alia à IHS para expandir seu projeto de antenas alimentadas por energia solar, chamado Sky Coverage, em rodovias, distritos e resorts. A primeira torre foi instalada em Bocaina (SP), a 300km da capital, e os próximos sites devem atender distritos e rodovias em seis estados. O Sky Coverage tem como principal objetivo levar a rede de quarta geração a locais de difícil acesso e sem energia elétrica disponível, com a instalação de torres e antenas alimentadas por painéis solares. Desta forma, a operadora avança em sua estratégia de entregar conectividade a todos os municípios brasileiros até o final de 2023.

A iniciativa pioneira está atrelada às metas da TIM de uso de fontes renováveis de energia, de ecoeficiência e de acesso à conectividade e já está em implementação no país, levando a presença 4G da empresa a distritos, vilas, estradas, resorts e pontos turísticos que hoje não são atendidos por outras operadoras. Com torres autossustentáveis, através da geração de energia solar por painéis fotovoltaicos, é possível ter mais autonomia e maior vida útil do equipamento, mantendo a cobertura 4G com infraestrutura simplificada, de baixo impacto ambiental e menor custo.

Para Marco Di Costanzo, diretor de Engenharia da TIM Brasil, o modelo de negócio replicado com a IHS permite à TIM explorar diferentes tecnologias e atender à demanda por conectividade em qualquer lugar do país: “O projeto Sky Coverage traz inúmeros benefícios não só para a população, em áreas que hoje não são cobertas com 4G, como também para diferentes setores da economia, como Agronegócio, Logística e Turismo, que contam com a conectividade para avançar nas soluções disponibilizadas por um ecossistema de empresas. Acreditamos em modalidades sustentáveis para prover a conectividade e contamos com parceiros confiáveis para estabelecer o 4G em todo o país”.

“Estamos muito satisfeitos com a parceria com a TIM Brasil, combinando nossa expertise, liderança e excelência em engenharia para atender ao projeto Sky Coverage. Na IHS, temos o compromisso de buscar soluções com inovação, as quais buscam atender às crescentes demandas de dados em áreas remotas do Brasil, e ao mesmo tempo, minimizar o impacto no meio ambiente. Sky Coverage é um projeto empolgante que vai além do fornecimento de uma única torre de telecomunicações, e é gratificante poder compartilhar nossa experiência de duas décadas no continente Africano no desenvolvimento das Telecomunicações em áreas remotas. Ao implantar nossos recursos avançados de engenharia, energia solar e tecnologias de satélite, estamos fornecendo conectividade móvel para alguns dos locais mais remotos do Brasil a medida que buscamos expandir o fornecimento de telecomunicações em toda a região”, explica Cássio Futuro, CEO IHS Brazil (Interim).

O projeto Sky Coverage está em consonância com as metas e pilares ESG da operadora, que prevê, até 2025, alcançar 80% de ecoeficiência no tráfego de dados e ter 90% do consumo de energia proveniente de fontes renováveis, além de contribuir também com aspectos sociais ao promover a inclusão digital.

Sobre a TIM
“Evoluir juntos com coragem, transformando tecnologia em liberdade” é o propósito da TIM, que atua em todo o Brasil com serviços de telecomunicações, focada nos pilares de inovação, experiência do cliente e agilidade. A empresa é reconhecida por liderar movimentos importantes do mercado desde o início de suas operações no país e está à frente da transformação digital da sociedade, em linha com a assinatura da marca: “Imagine as possibilidades”. É, desde 2015, líder em cobertura 4G no Brasil, conectando, inclusive, o campo para viabilizar a inovação no agronegócio. Foi pioneira na ativação de redes 5G no país, com a criação dos Living Labs em 2019, e está pronta para a próxima geração de redes móveis.

A TIM valoriza a diversidade e promove uma cultura sempre mais inclusiva, com um ambiente de trabalho pautado no respeito. A companhia atua comprometida com as melhores práticas ambientais, sociais e de governança e, por isso, integra importantes carteiras da bolsa brasileira, como a do S&P/B3 Brasil ESG, do Índice de Carbono Eficiente (ICO2) e do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE), sendo operadora por mais períodos consecutivos – 13 anos – nesta lista. Faz parte ainda do Novo Mercado da B3, reconhecido como nível máximo de governança corporativa, e foi a primeira empresa de telefonia reconhecida pela Controladoria-Geral da União (CGU) com o selo “Pró-ética” e a primeira operadora a obter a certificação ISO 37.001. Para mais informações, acesse www.tim.com.br.