TIM e Ericsson anunciam projeto piloto inédito em rede 5G standalone no Brasil

A TIM e a Ericsson anunciaram essa manhã o lançamento de um projeto piloto inédito de segurança pública desenvolvido sobre uma rede 5G Standalone (5GSA) – o primeiro da série de 20 pilotos que o Ministério das Comunicações (MCOM) apresentará no País até o final do ano usando o 5G em diferentes áreas. O 5G oferece recursos poderosos e flexíveis como capacidade de trafegar volumes de dados combinada a uma baixa latência e maior segurança, garantindo uma comunicação confiável para a comunidade de segurança pública. Essas características permitem que as redes 5G não apenas forneçam serviços básicos de voz e dados, mas também propiciem o surgimento de serviços inovadores baseados em vídeo e missão crítica.

O anúncio foi feito no Palácio do Planalto, em Brasília, como parte da cerimônia de abertura do Digital Day – exposição coordenada pelo MCOM, que acontece no Salão Negro do Congresso Nacional até a próxima sexta-feira (07), reunindo 16 demonstrações de várias empresas e exemplos práticos de como o 5G transformará a experiência de uso da tecnologia pela população e proporcionará novas oportunidades de negócios para diferentes setores da economia a partir do leilão de frequências pela Anatel, previsto para o final do 1º semestre. A parceria entre TIM e Ericsson também permitiu ativar uma rede 5GSA no Congresso Nacional nessa semana.

Para o CEO da TIM, Pietro Labriola, trata-se de uma grande oportunidade para apresentar todo potencial da próxima geração de redes móveis: “O 5G será decisivo para promover o desenvolvimento da indústria brasileira e também os segmentos de Saúde, Educação, Segurança, Transporte até o Agronegócio, cada vez mais conectado. Queremos apoiar o avanço tecnológico do país, ajudando a promover a inclusão digital. Estamos preparados para liderar o 5G, assim como fizemos com o 4G”.

A participação da Ericsson nessa iniciativa reforça sua posição de liderança no mercado e o compromisso que a empresa mantém de apoiar a evolução ao 5G no País de forma simples, segura e custo efetiva. “A Ericsson está trazendo ao Brasil a experiência ampla e sólida acumulada nos últimos anos. Fomos pioneiros na implementação do 5G nos cinco continentes e atualmente já são 85 redes comerciais ativas em 42 países utilizando nossa tecnologia de quinta geração. Temos implementado projetos e visto na prática os efeitos positivos trazidos pelo 5G em todo o mundo, em setores chave como Educação, Saúde, Segurança Pública, Indústria 4.0, entre outros. Estamos prontos para ajudar o País a ter sucesso em mais esse importante marco das telecomunicações, que é a era 5G”, disse Vinicius Dalben, CEO da Ericsson para o Cone Sul da América Latina.

Sobre a TIM
“Evoluir juntos com coragem, transformando tecnologia em liberdade” é o propósito da TIM, que atua em todo o Brasil com serviços de telecomunicações, focada nos pilares de inovação, experiência do cliente e agilidade. A empresa é reconhecida por liderar movimentos importantes do mercado desde o início de suas operações no país e está à frente da transformação digital da sociedade, em linha com a assinatura da marca: “Imagine as possibilidades”. É, desde 2015, líder em cobertura 4G no Brasil, conectando, inclusive, o campo para viabilizar a inovação no agronegócio. Foi pioneira na ativação de redes 5G no país, com a criação dos Living Labs em 2019, e está pronta para a próxima geração de redes móveis.

A TIM valoriza a diversidade e promove uma cultura sempre mais inclusiva, com um ambiente de trabalho pautado no respeito. A companhia atua comprometida com as melhores práticas ambientais, sociais e de governança e, por isso, integra importantes carteiras da bolsa brasileira, como a do S&P/B3 Brasil ESG, do Índice de Carbono Eficiente (ICO2) e do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE), sendo operadora por mais períodos consecutivos – 13 anos – nesta lista. Faz parte ainda do Novo Mercado da B3, reconhecido como nível máximo de governança corporativa, e foi a primeira empresa de telefonia reconhecida pela Controladoria-Geral da União (CGU) com o selo “Pró-ética”. Para mais informações, acesse www.tim.com.br.

Sobre a Ericsson
Fundada em 1876 em Estocolmo, Suécia, e presente há 97 anos no Brasil, a Ericsson é protagonista nos principais saltos tecnológicos registrados no País e no mundo, sendo referência em tecnologia, comunicações, hardware, software e serviços. É reconhecida mundialmente como líder em plataformas digitais e em redes móveis, não só na construção e na infraestrutura, mas na relevância delas para a sociedade e para a economia dos países em que atua, com uma reputação construída sobre a competência técnica e sua capacidade de inovação. Desde o início de sua operação local, assumiu papel de liderança no setor de telecomunicações no mercado brasileiro, o que se repete para o setor de infraestrutura para redes. É líder no 2G, 3G, 4G no Brasil e também será no 5G. Em novembro de 2019, a Ericsson anunciou um investimento de R$ 1 bilhão para o período de 2020 a 2025 em pesquisa, desenvolvimento e fabricação de 5G no Brasil. E, no último dia 19/3, inaugurou a primeira linha de produção de radios 5G que vai atender a demanda do País e de toda a América Latina. Visite www.ericsson.com