TIM debate inclusão de pessoas com deficiência

A próxima edição do TIM Convida abordará temáticas voltadas ao Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, celebrado em 3 de dezembro. Aberto ao público, o bate papo digital é realizado no canal do YouTube da operadora (www.youtube.com.br/timbrasil) e busca dialogar sobre diversidade e inclusão em encontros periódicos. Os convidados desta edição contarão suas histórias de desafios e conquistas, além de gerar reflexões sobre capacitismo – discriminação contra pessoas com deficiência – com dicas de como contribuir na inclusão desse grupo dentro e fora das empresas.

 A iniciativa faz parte do programa de diversidade e inclusão da TIM. A operadora vem avançando cada vez mais nessa jornada e lançou, há quatro meses, seus grupos de afinidade, reunindo 500 colaboradores para apoiar a companhia na evolução para um ambiente corporativo ainda mais inclusivo. Jacqueline Lifsitch é uma das líderes do grupo de afinidade de pessoas com deficiência da operadora e reforça a importância de ações como o TIM Convida, que amplia o debate de questões relevantes como o capacitismo. “O encontro irá proporcionar mais conhecimento sobre nós, fazendo com que as pessoas saiam um pouco de seus ‘casulos’ e se coloquem no lugar do outro, uma chance de ter mais empatia. Esse tipo de evento pode gerar insights pessoais que mudarão a forma de ver e agir com pessoas com deficiência, e isso é um ganho para a vida”.

O TIM Convida Pessoas com Deficiência está agendado para quarta-feira (2), a partir das 16h30. Confira os participantes:

·         Tabata Contri: consultora de inclusão da Talento Incluir. É casada, tem um filho e influencia milhares de pessoas com e sem deficiência. Ela foi a primeira atriz cadeirante a fazer novela no Brasil.

·         Nayara Silva: Poetisa surda, consultora de tradução em Libras e tradutora intérprete. Já atuou como tradutora do humorístico Porta dos Fundos e também na TV Cultura. Além disso, é, MC e performer.

·         Fernando Vigui: presidente do Nanismo Brasil, Fernando também é professor assistente de Artes, ator e palestrante.

·         Mona Rikumbi: primeira mulher negra e cadeirante a atuar no Theatro Municipal de São Paulo. Mona foi diagnosticada com neuromielite óptica aos 30 anos e usa cadeira de rodas para se locomover desde 2007. Mesmo assim, a doença não foi o bastante para interromper seu amor pela vida e pela arte.

·         Victor Di Marco: diretor, roteirista, ator, escritor e influenciador LGBTI+ com deficiência. Ele publica esquetes em suas redes sociais que falam dos desafios vividos por pessoas com deficiência. Se somados, seus vídeos já ultrapassam a marca de 1 milhão de acessos.

Sobre a TIM

“Evoluir juntos com coragem, transformando tecnologia em liberdade” é o propósito da TIM, que atua em todo o Brasil com serviços de telecomunicações, focada nos pilares de inovação, experiência do cliente e agilidade. A empresa é reconhecida por liderar movimentos importantes do mercado desde o início de suas operações no país e está à frente da transformação digital da sociedade, em linha com a assinatura da marca: “Imagine as possibilidades”. É, desde 2015, líder em cobertura 4G no Brasil, conectando, inclusive, o campo para viabilizar a inovação no agronegócio. Foi pioneira na ativação de redes 5G no país, com a criação dos Living Labs em 2019, e está pronta para a próxima geração de redes móveis.

 A TIM valoriza a diversidade e promove uma cultura sempre mais inclusiva, com um ambiente de trabalho pautado no respeito. A companhia é a única do setor de telecomunicações a integrar o Novo Mercado da B3, reconhecido como nível máximo de governança corporativa, além de estar há 12 anos seguidos no Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE), sendo operadora por mais períodos consecutivos nesta carteira. Também é a primeira empresa de telefonia reconhecida pela Controladoria-Geral da União (CGU) com o selo “Pró-ética”, iniciativa que existe com o objetivo de promover um ambiente corporativo mais íntegro, ético e transparente.  Para mais informações, acesse: https://www.tim.com.br