Giro de Noticias

Tijolo ecológico de restos de construção civil

O tijolo ecológico é uma ótima alternativa para quem quer economizar na construção e, ainda por cima, ajudar a melhorar as condições do meio ambiente. Feitos por meio de eco máquinas, eles são resistentes e proporcionam benefícios não apenas para a natureza, mas também para o seu bem-estar.

Por serem feitos com solo-cimento, costumam custar bem menos no mercado, chegando a apresentar uma redução de 30% da faixa de preço em relação aos materiais tradicionais. Por isso, conheça mais algumas características desse componente e como ele foi feito por meio de restos de construção civil.

Materiais de um tijolo ecológico

Os materiais de um tijolo ecológico podem ser os mais variados, mas a inovação está em constante movimento. Por isso, a nova tendência é a produção por meio de restos de construção civil. Além de conseguir reduzir o preço do material em até 30%, ainda há a possibilidade de reduzir a emissão de gases no ar.

A utilização de restos de construções e demolições é mais do que suficiente para avançar com o processo de ecologia. O produto não precisa ser submetido a qualquer processo de queima, o que é muito comum com os materiais convencionais, que passam pelas olarias. Os resíduos reciclados são, unicamente, triturados e utilizados para corrigir a granulometria.

A porcentagem que definirá em que o agregado reciclado será adicionado poderá ser definida de acordo com as propriedades do material utilizado na produção do tijolo ecológico. Além disso, também será preciso levar em consideração a sua aplicação e densidade para o projeto dar certo.

No momento em que o material de produção é utilizado na massa, após ser extraído do solo, poderá ser utilizado tanto em sua forma natural ou na correção de alguma característica da estrutura. 

Vantagens do tijolo ecológico

Existem muitas vantagens por trás da utilização desse tipo de tijolo. A primeira irá beneficiar quem opta por utilizá-lo em suas construções, já que, assim como foi dito anteriormente, esse material pode ser 30% mais barato do que os tijolos convencionais. Então, se a sua obra for grande, é bom começar a pensar nessa solução sustentável.

Além disso, também é possível ver o tijolo ecológico como uma forma de salvar a natureza. Sua produção não é agressiva em relação ao meio ambiente e, consequentemente, promove um melhor desenvolvimento da natureza. Não há queima de resíduos em seu processo de criação.

Moldagem das peças

Os tijolos podem ser moldados por meio das eco máquinas. Depois disso, eles passarão para o transporte em uma bandeja para que fiquem protegidos do sol, vento, chuva ou qualquer outra mudança climática. Segundo a Associação Brasileira de Cimento Portland, depois de seis horas e sete dias, os tijolos deverão ser umedecidos.

Após 14 dias de sua fabricação, eles poderão ser aplicados normalmente em uma obra ecológica. É necessário que o produto finalizado não apresente qualquer tipo de fissura, fratura ou outro defeito que possa prejudicar o assentamento ou a resistência e durabilidade da estrutura do local.

Tendência ao redor do mundo

Ao redor do mundo, a reciclagem de resíduos de construção, bem como de demolição, é muito comum. Muitas pessoas aproveitam esses materiais para produzir tijolos ecológicos e garantir que a sociedade possa progredir ao lado da natureza. Para se ter uma ideia, na Holanda o percentual de reaproveitamento chega a 90%.

Ainda que no Brasil a prática não tenha ganhado tanta força, os benefícios acabam fazendo com que a sua utilização seja inegavelmente mais benéfica. Por isso, procurar por alternativas ecologicamente corretas é a melhor maneira de economizar e ajudar o meio ambiente a se reerguer.

Quer saber mais sobre como fabricar tijolos de alta qualidade com um custo super baixo? Conheça a Eco Máquinas, líder de mercado em prensas e equipamentos para fabricação de tijolos ecológicos.