Thaiza Hortegal rebate crítica de deputado sobre respiradores adquiridos pelo governo

A deputada estadual Dra. Thaiza Hortegal (PP), que é médica e uma das vítimas graves da Covid-19 no Maranhão, rebateu crítica feita pelo deputado Wellington do Curso (PSDB) ao chamar os equipamentos adquiridos pelo Governo do Estado de “respiradores para rato”.

A parlamentar relatou que aqueles que realmente combateram a doença em UTIs ou foram sobreviventes dela sabem perfeitamente o quanto esses respiradores ajudaram a salvar centenas de vidas. Ela classificou a declaração do deputado como “infeliz”, no momento em que ainda há tantas vítimas da doença no estado.

“O mundo não estava preparado para enfrentar a pandemia e nem para receber respiradores de ponta. Nenhum dos maiores hospitais da capital tinha o aparelho para pronta entrega, nem para uso. Aqui estou para testemunhar o quão importante esse equipamento foi para mim quando estive internada com a doença”, relatou Thaiza.

Ela disse, ainda, que a atitude do governador Flávio Dino foi muito louvável pelo empenho e luta contra a Covid-19, fazendo com que o Maranhão se destacasse como um dos estados que mais lutaram contra esse vírus.

A parlamentar sugeriu ao colega que repensasse a forma como aborda o tema. “Não foi uma fala muito feliz sobre os respiradores, que ajudaram a salvar tantas vidas no momento mais crítico da doença”, salientou. 

Thaiza Hortegal convidou o deputado Wellington a visitar a UTI do Hospital Municipal de Pinheiro, onde ela coordenou a frente de combate à Covid-19 até maio de 2020, sendo uma das unidades de saúde que receberam o suporte da Prefeitura de Pinheiro e do Governo do Estado, com a instalação de respiradores.