Terceiro Juizado Criminal financia balé para jovens do Itaqui-Bacanga.

Famílias de jovens da comunidade do Itaqui-Bacanga participaram, na última sexta-feira, 10, 9 horas, na União dos Moradores do Residencial Paraíso, da reinauguração do Projeto “Passos da Dança”, patrocinado com recursos do 3º Juizado Especial Criminal de São Luís.

O projeto funciona na Avenida Principal do Residencial Paraíso s/nª, na Vila Embratel. Beneficia 60 alunas, com idade de 03 a 25 anos e é desenvolvido pela atuação de sete instrutoras do projeto, que trabalham de forma voluntária.

O 3º Juizado Especial Criminal contribuiu para a reativação do projeto, com o repasse do valor de R$ 14.990,00, correspondente ao repasse para financiamento de projetos sociais custeados com recursos arrecadados pela Justiça em transações penais em que os acusados pagam penas pecuniárias, que são revertidas em benefício de entidades públicas sem fins lucrativos.

O repasse de fundos à Associação Comunitária Itaqui-Bacanga – ACIB, em parceria com a União de Moradores do Residencial Paraíso, foI utilizado na adequação do espaço para execução das atividades do projeto, com a instalação do piso de vinil antiderrapante (67 m2), espelhos de parede, armários tipo vestuário e aquisição de colchonete para exercícios físicos, uniformes e ventiladores de parede, bebedouro e luminárias.

Na data da reinauguração, o projeto recebeu a visita da juíza Márcia Coelho Chaves, titular do 3º Juizado Criminal, que assistiu à apresentação das jovens e confraternizou com pais e crianças assistidas pelo projeto. “Esse projeto representa inclusão social, para transformar a vida dessas crianças que serão o futuro do nosso país”, disse a juíza.

PROJETO “PASSOS DE DANÇA”

O projeto “Passos da Dança” foi fundado em setembro de 2016, com o propósito de proporcionar, gratuitamente, aulas de balé clássico para crianças, adolescentes e jovens do bairro, que por falta de condições financeiras não teriam acesso a essa modalidade de dança.

O alcance social deste projeto, além de contribuir para a continuidade das atividades do balé, também ajudam a compartilhar e fortalecer a cultura por meio da dança, além de edificar o fortalecimento comunitário entre as instituições parceiras.

ENTIDADES SOCIAIS BENEFICIADAS COM RECURSOS

A entidade foi uma das que atenderam aos requisitos exigidos pelo EDITAL-3JECSL – 12022, aberto pela juíza Márcia Coelho Chaves, titular do 3º Juizado Criminal da Comarca da Ilha de São Luís, no período de 1º de junho a 1º de julho de 2022.

Segundo informações da ACIB, a entidade representa as cinco microrregiões da área Itaqui-Bacanga (Anjo da Guarda, Vila Maranhão, Vila Ariri, Vila Bacanga e Vila Embratel) em São Luís e contempla 60 bairros da região, onde reside uma população estimada em 200.000 habitantes.

Além da ACIB, o resultado do processo seletivo, em 22 de novembro, resultou na escolha das beneficiárias: Associação Clube de Mães do Turu, Centro de Educação e Desenvolvimento para Ação Comunitária (CEDAC: Clube de Mães dos Moradores do Baixão do São Cristóvão, Clube de Mães Maria de Fátima Caldas, Instituto Beneficente Boas Novas do Bairro Primavera, Instituto de Apoio à Mulher e à Criança/Escola Comunitária “Lindalva Lira”, Instituto Filantrópico e Educacional “Dayse Danielle”, Associação das Donas de Casa do Japão e Creche Escola Sonho de Criança.