SUSTENTABILIDADE: BRK inaugura sistema moderno de tratamento de lodo no Maranhão

Com o objetivo promover melhorias no saneamento ambiental de São José de Ribamar e Paço do Lumiar, a BRK – concessionária dos serviços de água e esgoto desses municípios – acaba de inaugurar um sistema de tratamento de lodo pioneiro no estado do Maranhão.

O lodo é um subproduto do processo de tratamento do esgoto, um componente que é gerado em todas as Estações de Tratamento (ETEs), e assim como o efluente que é devolvido ao corpo hídrico, também necessita passar pela desinfecção adequada antes de ser direcionado ao seu destino final.

A nova tecnologia implantada pela BRK consiste na desidratação do lodo gerado nas ETEs durante o tratamento do efluente sanitário, por meio de um equipamento moderno (TEKNOBAG DRAIMAD), que funciona em etapas automatizadas (bombeamento, adição de polímero para coagulação, disposição em “bags” e desidratação) proporcionando melhor rendimento e efetividade na remoção da umidade do lodo.

Vale ressaltar que, após o tratamento correto, o lodo pode servir de matéria para a construção civil, na fabricação cimento e tijolos; na indústria e na agricultura, podendo ser utilizado em aterros e fertilizantes.

O novo sistema da BRK, além de gerar praticidade e menores custos com transporte e descarte desses resíduos, irá garantir melhoras significativas no tratamento dos efluentes e eficiência para a destinação segura do material.