Susan Lucena recebe o título de Cidadã Ludovicense da Câmara Municipal

A diretora da Casa da Mulher Brasileira, Susan Lucena, foi homenageada com o Título de Cidadão Ludovicense. A horaria foi entregue durante sessão solene no Plenário Simão Estácio da Silveira, na Câmara Municipal de São Luís, realizada nesta quinta-feira (15). A homenagem foi proposta pela vereadora Silvana Noely (PTB), em reconhecimento à atuação dela à frente da instituição de apoio e proteção à mulher vítima de violência.  

O vereador Octávio Soeiro (Podemos) conduziu a solenidade e parabenizou a colega Silvana Noely pela homenagem e à condecorada pelo seu trabalho à frente da Casa da Mulher Brasileira. “É uma homenagem merecida e a uma pessoa que reconhecidamente atua por mais direitos, justiça e respeito às mulheres. Meus parabéns”, frisou.  

A vereadora Silvana Noely pontuou a importância da condecoração. “Estou muito feliz por estar aqui entregando este título a uma mulher que admiro muito. É uma honra. Conheço muitas mulheres fortes aqui na cidade e a Susan Lucena é uma delas. Agradeço sua presença, compreensão, disponibilidade e atenção sempre quando preciso e sempre quando as mulheres precisam de você. Meus parabéns pelo seu trabalho e sua trajetória”, destacou. Na ocasião, ela pontuou ainda, a situação de estupro envolvendo mestre de capoeira, que está preso. Ela defendeu a atividade e parabenizou as mulheres pela sua força e resistência.  

A homenageada, Susan Lucena, destacou a emoção do momento. “Agradeço à Silvana Noely pela sensibilidade. Eu a conheço há muito tempo e hoje aqui nos reencontramos. Sinto-me muito feliz e preenchida por este título ter partido de você, uma mulher forte e de posicionamento. Muito obrigada”, enfatizou. Em sua fala, Susan Lucena contou de sua vinda para São Luís, aos sete anos, por conta da separação dos pais. Emocionada, ressaltou que foi a decisão mais acertada para a vida de sua família e elogiou a resistência e persistência da mãe.  

Familiares, amigos e colegas de trabalho marcaram presença na sessão, homenageando a condecorada. A delegada e coordenadora da Delegacias Estaduais da Mulher do Estado do Maranhão, Kazumi Tanaka, frisou a importância da diretora no êxito das ações de proteção à mulher.

“Falar de Souza Lucena e participar desta homenagem é muito específico e significativo para mim. Eu, que já compartilhei vários choros dela, a exemplo de hoje, nesta homenagem, especialmente, pois aqui há pessoas fundamentais para a vida dela, como os familiares e os amigos. Uma homenagem mais que justa, reconhecendo a grande mulher que ela é, que inspira a todos e também, me inspira. Obrigada e parabéns!”, ressaltou. 

Susan Lucena é graduada em Filosofia pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), tem bacharelado em Direito pela Universidade Ceuma, é especialista em Direito Previdenciário pela Universidade Anhanguera Uniderp e graduanda em Comunicação Social, habilitação em Jornalismo pela UFMA. 

Exerceu cargo de secretária adjunta de Estado da Mulher e é atual diretora da Casa da Mulher Brasileira. Tem experiência na área de filosofia, direito e comunicação, com ênfase em controle social, direito à informação, democracia, cidadania, combate à corrupção e combate ao trabalho análogo ao de escravo.  

 Presentes ainda ao momento, a subdefensora geral da Defensoria Pública do Maranhão, Cristiane Marques; delegada de polícia e chefe Departamento de Feminicídio do Maranhão, Wanda Moura Leite; a chefe do Gabinete de Segurança da Defensoria Pública do Estado, coronel Augusta; e a presidente do Conselho Municipal da Condição Feminina de São Luís, Silvia Leite. A solenidade foi marcada ainda pela apresentação de vídeo sobre a homenageada.