Sul e Sudoeste do Maranhão recebem Conciliação Itinerante de 9 a 11/5
As cidades de São João do Paraíso, Feira Nova do Maranhão e Nova Colinas, integrantes das regiões Sul e Sudoeste do Maranhão, recebem nesta semana o projeto Conciliação Itinerante, a partir desta quinta-feira (9/5) até este sábado (11/5).
A ação é promovida pelo Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), por meio do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec/TJMA), presidido atualmente pelo desembargador José Nilo Ribeiro Filho e coordenado pelo juiz Rodrigo Nina.
A iniciativa busca aproximar a Justiça da população, proporcionando soluções rápidas, acessíveis e gratuitas, com vistas à paz social.
Durante o evento, cidadãos e cidadãs poderão resolver questões pré-processuais (sem processo na Justiça) e processuais (com processo na Justiça), de forma amigável, por meio do diálogo e da conciliação.
Os atendimentos jurídicos serão conduzidos por conciliadores e conciliadoras do Poder Judiciário, devidamente capacitados pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
NOVOS ENDEREÇOS
9/5
São João do Paraíso
Ginásio Lindolfo Bento, São Sebastião
8h às 17h
10/5
Feira Nova do Maranhão
Auditório da SEMED
7h às 17h
11/5
Nova Colinas
Antigo CRAS, Rua São José, s/n
7h às 17h
BALCÃO VIRTUAL
Nesta edição, os Balcões Virtuais serão: Feira Nova do Maranhão – https://vc.tjma.jus.br/bvvara1ria; Nova Colinas – https://vc.tjma.jus.br/bv1cejuscbal .
O Balcão Virtual é uma ferramenta de comunicação direta entre as secretarias das unidades judiciárias e a população em geral, em tempo real, sem necessidade de agendar horário.
SERVIÇOS
Entre os serviços oferecidos pela Conciliação Itinerante, destacam-se: divórcio, reconhecimento/dissolução de união estável, negociação de dívidas, pensão alimentícia, investigação de paternidade/DNA, dentre outras.
AGENDAMENTO
O agendamento prévio para o evento poderá ser feito pelo seguinte canal: WhatsApp do Nupemec (98) 2055-2283 (WhatsApp) ou formulário eletrônico, disponível no Portal do TJMA. O agendamento também poderá ser feito presencialmente, no local da ação, em seguida, haverá o atendimento do cidadão ou da cidadã.