Startup acelerada pela Ambev coleta 1 milhão de quilos de vidro e encaminha para reciclagem

Agosto, 2020 – A Green Mining, startup participante da primeira edição do programa Aceleradora 100+ da Ambev, alcançou nesse mês de julho a marca de 1 milhão de quilos de vidro coletados e enviados para reciclagem. A startup de logística reversa inteligente faz coletas de garrafas e outras embalagens de vidro em bares, restaurantes, hotéis e condomínios desde o final de 2018. A operação começou em São Paulo, cidade onde atualmente há HUBs em 15 bairros, e foi expandida para Brasília e Rio de Janeiro, chegando ao Flamengo, Laranjeiras, Leblon e Centro. 

Funciona assim: os coletores da Green Mining, utilizando triciclos, percorrem os estabelecimentos cadastrados em cada bairro e retornam com o material para o HUB. Quando o HUB atinge sua capacidade, o vidro é enviado diretamente para a fábrica da Ambev para reciclagem. Todo o material é pesado em cada etapa do processo e tudo é registrado no sistema da startup, que garante que tudo que foi coletado seja corretamento destinado. Desta forma, é feito o rastreamento total de origem, trajeto e destino, com segurança de tecnologia blockchain operada com smart contract

A Green Mining, criada em 2018, foi uma das 21 startups selecionadas de todo o mundo pela Aceleradora 100+ da Ambev. Esta iniciativa da AB InBev em parceria com o Pacto Global da ONU busca pequenos e médios empreendedores com propostas inovadoras para algumas das principais questões socioambientais da atualidade. 

“Ver todo esse crescimento da Green Mining só nos certifica de que estamos na direção certa para a construção de um legado positivo para o nosso ecossistema. Esse marco de 1 milhão de quilos mostra que com parceiras e inovação conseguimos ir muito mais longe!” celebra Rodrigo Figueiredo, vice-presidente de sustentabilidade da Ambev.  

Um dos pilares mais importantes da iniciativa é contratar formalmente ex-catadores de rua, que são treinados e registrados em carteira de trabalho, com todos os direitos garantidos e equipamentos de proteção. 

“Tem sido uma jornada de muito aprendizado, com patentes depositadas e mais sistemas desenvolvidos. São mil toneladas coletadas e rastreadas de verdade, com monitoramento e, principalmente, respeito à mão de obra do início ao fim da cadeia”, afirma Rodrigo Oliveira, sócio fundador da Green Mining. 

Para que o público em geral possa destinar suas garrafas e embalagens de vidro, a Green Mining também conta com pontos de entrega de vidro em São Paulo, nos bairros do Brooklin, Bela Vista, Pinheiros, Perdizes, Vila Olímpia e Butantã; e recentemente o Rio de Janeiro também ganhou essa opção, com caçambas inteligentes localizadas no Flamengo, Laranjeiras e Leblon. 

Prêmios Green Mining 

Em dezembro de 2018, Rodrigo Oliveira, como representante da Green Mining, recebeu uma congratulação chamada «Voto de Júbilo» da Câmara Municipal de São Paulo em reconhecimento pela iniciativa lançada. O Bernardo Paiva, presidente da Ambev na época e o Rodrigo Figueiredo, vice presidente de sustentabilidade também foram premiados. 

Em fevereiro de 2019 veio o 1° prêmio internacional: Green Mining ficou no Top 3 do ‘Better World Award’, realizado na Bélgica. Já em outubro venceu a Competição de Ideias de Negócios Verdes da Climate Ventures e representou o Brasil no programa mundial Climate Launchpad na Holanda. Em dezembro de 2019 a startup foi escolhida vencedora da 1a edição brasileira do evento europeu Greentech Challenge e em junho de 2020 foi convidada para integrar o grupo de empresas do Pacto Global da ONU, maior iniciativa de sustentabilidade corporativa do mundo. 

Mais informações: https://www.greenmining.com.br/. 

Sobre a Cervejaria Ambev 

Unir as pessoas por um mundo melhor. Esse é o sonho da Ambev, empresa brasileira, com sede em São Paulo, e presente em 18 países. No Brasil, somos mais de 32 mil pessoas que dividem a mesma paixão por produzir cerveja e trabalhamos juntos para garantir momentos de celebração e diversão. A Ambev é uma cervejaria inovadora e temos o consumidor no centro de nossas decisões e iniciativas. Nosso portfólio conta com cervejas, refrigerantes, chás, isotônicos, energéticos e sucos, de marcas reconhecidas como Skol, Brahma, Antarctica, Budweiser, Stella Artois, Wäls, Colorado, Guaraná Antarctica, Fusion, do bem e AMA, a água mineral que destina 100% de seu lucro para projetos que levam acesso à água potável para famílias do semiárido brasileiro. Somente nos últimos cinco anos, investimos R$ 17,5 bilhões no país e deixamos um legado além dos investimentos com nossa ampla plataforma de sustentabilidade. Esse compromisso inclui metas claras, divulgadas publicamente, e se traduz em quatro pilares: consumo inteligente, água, resíduo zero e desenvolvimento. Esse trabalho é feito com uma rede de parceiros, pois acreditamos que a construção de um mundo melhor se torna mais rica quando feita em conjunto. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.