Socorro Waquim destaca Dia do Perito Criminal e solicita investimentos à categoria
Na sessão plenária desta quinta-feira (9), a deputada Socorro Waquim (MDB) utilizou o Pequeno Expediente para destacar o Dia do Perito Criminal, comemorado em 4 de dezembro. A data foi definida pela Associação Brasileira de Criminalistas.
A parlamentar mencionou que, no Maranhão, há o Instituto de Genética Forense e três unidades periciais, sendo uma em São Luís, outra em Imperatriz e uma terceira em Timon, mas que a categoria necessita de investimentos para a melhoria dos serviços.
“A estrutura de Timon, por exemplo, precisa ser ampliada e melhorada, uma vez que a segurança exige esse tipo de atividade. A solução e a resolutividade dos casos criminais dependem essencialmente do resultado favorável da perícia criminal”, afirmou.
Socorro Waquim ressaltou que já existe a Medida Provisória 303, de dezembro de 2019, dando autonomia e regulamentando a inserção da perícia criminal dentro da Polícia Civil. Contudo, segundo ela, é preciso que seja dada autonomia própria para que ela possa ter condições favoráveis na execução da sua tarefa.
“Peço reconhecimento dessa categoria, mas, acima de tudo, que haja melhorias salariais para esses profissionais, assim como uma melhor infraestrutura e investimentos em recurso para que, cada vez mais, a perícia possa funcionar a contento no Maranhão e dar mais resultados para a Justiça”, finalizou.