Giro de Noticias

Socorro Waquim defende políticas públicas em favor das pessoas com deficiência

A deputada Socorro Waquim (MDB) destacou, na sessão plenária desta terça-feira (21), a importância da reflexão sobre o Dia Nacional da Pessoa com Deficiência para que sejam implementadas políticas públicas voltadas à inclusão e à participação plena destes cidadãos na sociedade. A parlamentar lembrou que, quando esteve à frente da Prefeitura de Timon, tomou a iniciativa de criar um grande centro de educação inclusiva, denominado Centro Maria do Carmo Neiva.

“Na nossa gestão, fizemos a aquisição de transporte para deslocar as pessoas com deficiência, que vinham para as escolas, para fazermos um trabalho inclusivo com muita responsabilidade e ampliar o número de alunos matriculados na rede de inclusão social do nosso município”, afirmou a deputada.

Ela destacou, ainda, o trabalho realizado pela Associação dos Deficientes Físicos da Cidade de Timon (ADEFICTI).  “A associação é uma entidade que trabalha constantemente com ações sociais, com atividades de inclusão, com movimentos, buscando parcerias para dar dignidade a todas as pessoas com deficiência. Nós fomos testemunhas e queremos ressaltar esse trabalho da sociedade e do governo’, disse a parlamentar.

Em seu discurso, Socorro Waquim reforçou a fala do deputado Roberto Costa (MDB), que defendeu que mais emendas sejam destinadas aos órgãos de assistência, no Maranhão.

“Portanto, este é um momento de se aplaudir, ressaltar e valorizar as pessoas com deficiência. São pessoas que merecem de todos nós atenção especial e o comprometimento social com a sua defesa”, salientou a deputada.

Inclusão

Em um aparte ao discurso de Socorro Waquim, o deputado Carlinhos Florêncio (PCdoB) defendeu a implementação do Fundo Estadual da Pessoa com Deficiência, criado através de uma PEC.

“Estamos esperando que o governo regulamente este Fundo, que é tão importante para desenvolver projetos no sentido de contribuir com a inclusão dessas pessoas na sociedade. Acho importante lembrar que esse Fundo já existe, foi uma PEC feita por mim, em 2015, que precisa ser regulamentada para que sejam destinados recursos para o desenvolvimento de projetos nessa área”, declarou Carlinhos Florêncio.