Plantão

SMTT segue com obras de sinalização da Via Expressa

Dando continuidade aos trabalhos de sinalização na extensão da Via Expressa, a Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), implantou as faixas de pedestres, placas indicativas e de limite de velocidade. A execução dos serviços tem como objetivo garantir estrutura adequada, por meio de mecanismos de segurança viária, que possibilitem melhor trafegabilidade e, principalmente, mais segurança aos pedestres e condutores.

O projeto de sinalização horizontal e vertical elaborado pela SMTT para a Via Expressa foi apresentado pelo titular do órgão, Diego Baluz, na última semana, à Secretaria de Estado de Infraestrutura (Sinfra).

 “A SMTT realizou o levantamento das principais necessidades do local, identificando características específicas da via que são importantes para a elaboração do projeto de sinalização, tais como velocidade máxima permitida, trechos com curvas acentuadas, fluxo de veículos e pedestres, dentre outras”, disse Baluz.

A partir dos dados levantados e analisados, a pasta finalizou o projeto e iniciou os serviços de sinalização. “Agora nossa meta é desenvolver da melhor forma os trabalhos e, para isso, é essencial que haja a união de esforços por parte da SMTT e da Sinfra”, completou o secretário.

Segundo o secretário adjunto de Projetos da Sinfra, Jorge Kusaba, “além da implantação da sinalização horizontal e vertical, também serão feitas modificações na geometria da via, em alguns pontos classificados como de maior risco de acidentes, tudo alinhado ao projeto elaborado pela SMTT. Vale ressaltar que a Sinfra se coloca à disposição durante toda a execução dos trabalhos”, disse Kusaba.

Ainda de acordo com a SMTT, o projeto para a Via Expressa atende à nova realidade da região, hoje considerada urbana devido à quantidade de famílias que vivem nas proximidades. Como via arterial, liga o bairro Jaracati ao Maranhão Novo, e por esse motivo foi necessário estudo específico para iniciar a sinalização do local.