Situação do Caisi é tema de reunião promovida pelo MPMA

O Ministério Público do Estado do Maranhão promoveu, nesta quarta-feira, 21, uma reunião que discutiu questões sobre o Centro de Atenção Integral à Saúde do Idoso (Caisi). Participaram da reunião o titular da 1ª Promotoria de Justiça de Defesa da Pessoa Idosa, José Augusto Cutrim Gomes; a secretária municipal de Saúde Natália Mandarino; a diretora do Caisi, Poliana Castro, bem como representantes dos Conselhos Estadual e Municipal do Direito da Pessoa Idosa e da direção das Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs).

Na pauta do encontro, foram abordados temas como as reformas do espaço e o cumprimento de ações para o retorno pleno das atividades no local.
Segundo o promotor de justiça Augusto Cutrim, a reunião é uma continuação de encontros anteriores para pactuar as reformas que já tiveram início e reafirmar o cumprimento das políticas previstas no Estatuto do Idoso. Ele frisou, ainda, a importância da garantia de funcionamento do Caisi diante da necessidade da população idosa da capital maranhense, que, segundo o promotor, é de quase 150 mil pessoas.

A secretária municipal de Saúde ressaltou a importância da realização da reunião para reforçar a identidade do centro. “Estamos devolvendo a identidade do Caisi na base da plataforma do Ministério da Saúde. Entendemos que esse resgate reforça a importância que esse centro de atenção tem para todos os idosos que aqui são atendidos”, destacou.

Os participantes da reunião analisaram, ainda, a parte estrutural do Caisi e questões relativas à reforma dos espaços laborais do centro.