Sistema de videoconferência permite participação de advogado surdo em audiência

O sistema de videoconferência tem sido utilizado pelos advogados e partes residentes em Itapecuru-Mirim e Miranda do Norte, distante 44 km de carro, e até de cidades fora do Estado, para participar das audiências no fórum da comarca, falando diretamente de suas residências ou de seus escritórios.

A medida tem sido elogiada, por evitar o risco do contágio pelo coronavírus e proporcionar mais conforto e economia de recursos para as partes processuais, a maioria residentes na zona rural e de baixa renda, que são beneficiadas pela assistência judiciária gratuita, mas que não têm condições de pagar meio de transporte de casa até o fórum.

A videoconferência facilitou, inclusive, a participação de pessoas com necessidades especiais, como o advogado Tarcisio Muniz Chaves, de Itapecuru, surdo em decorrência de acidente de trânsito, há vinte anos. Usuário de implante coclear para surdez, o advogado não fala a linguagem de libras e conta com a leitura labial e a ajuda do filho para entendimento da fala. Ele participou pela primeira vez das audiências e atuou em cinco processos do Juizado Especial e da Justiça comum, onde fechou acordo entre as partes.

“Achei excelente! Com a audiência por videoconferência tenho toda a estrutura do escritório a minha disposição. Facilita demais para o advogado, que não precisa sair do escritório. Para o cliente também, que não se sente constrangido e não tem medo de falar. Achei que os clientes estavam bem mais à vontade para participar”.

O advogado parabenizou o Poder Judiciário pela iniciativa. “Participar, ativamente das audiências por vídeoconferência foi mais um desafio e a prova de que, quando a gente quer, a gente consegue. A justiça do Maranhão está de parabéns por proporcionar essa oportunidade para os advogados e seus clientes. Da mesma forma está de parabéns doutora Mirella e sua equipe da 2ª Vara”, disse, satisfeito com o atendimento.

GABINETE VIRTUAL – Além da videoconferência, a vara também atende os advogados por meio do Gabinete Virtual. Para solicitar o serviço do gabinete virtual, o advogado precisa fazer o agendamento do atendimento com a vara. Basta enviar uma mensagem pelo e-mail das varas, com informações de identificação (nome, registro na OAB e assunto), solicitando a designação de data e hora para o atendimento. O retorno do agendamento é feito pelo mesmo e-mail, pelos servidores da secretaria judicial.

Na data e horário marcado para a reunião, a juíza aciona o sistema de videoconferência do Tribunal de Justiça do Maranhão, disponibilizando a sala de atendimento virtual aos advogados via internet, por celular ou computador, por meio de link enviado pela secretaria judicial. O sistema permite, ainda, a gravação das reuniões.