Sinrural e Senar realizam cursos de capacitação para produtores rurais

Durante o segundo semestre do ano, o Sinrural (Sindicato Rural de Imperatriz) em parceria com o Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), está realizando diversos treinamentos direcionados à capacitação dos produtores rurais da região tocantina. O objetivo principal dos cursos é fornecer formação profissional para os trabalhadores e produtores rurais, além de contribuir para o desenvolvimento eficiente do campo. 

Na ultima semana, entre os dias 28 e 31 de outubro, aconteceu o curso “Manejo e Recuperação de Pastagens”, esse é o quarto de um total de oito treinamentos promovidos pelo Sinrural e Senar.

O Engenheiro Agrônomo, Wesley Leite Matos, ministrante da parte técnica do curso falou do compromisso em compartilhar e agregar no segmento do agronegócio que aumenta na nossa região. “O nosso objetivo é agregar junto com os técnicos e com os profissionais da aérea, para ter um bom posicionamento e saber o que melhor se adequa na realidade de cada produtor através do conhecimento, visando sempre diminuir os erros e aumentar a rentabilidade do produtor”, explica.

Segundo a instrutora do Senar, Erica Silva Figueiredo, o tema do curso é muito importante, pois existe uma necessidade no país de recuperação dessas áreas. “O Senar, tem esse tipo de curso com o intuito de conscientizar os produtores, como forma de levar a educação e o conhecimento e assim mudar a rotina deles e adquirir um manejo mais saudável para as pastagens e isso se reflete em produtividade”, afirma.

A instrutora ainda falou do aumento significativo no número de mulheres em busca de profissionalização nessa área. “Cada dia mais as mulheres estão se interessando, não só por ser a esposa ou a filha do produtor, mas em poder exercer um papel de decisão dentro da propriedade e para isso é necessário conhecimento, e nesse sentido as mulheres são até mais criteriosas que os homens”, disse. 

Um dos participantes do treinamento, o produtor rural, Mateus Leite, fala da importância de cursos assim para a vida profissional do produtor. “A gente pode ver tanto na teoria quanto na pratica as melhores formas de estabelecer, recuperar e manejar uma pastagem, isso sem dúvida agrega muito na pratica do nosso dia-a-dia”, afirma.  

Os cursos são totalmente gratuitos e as vagas são limitadas. As inscrições são feitas presencialmente na sede do Sinrural localizada no Parque de Exposições Lourenço Vieira da Silva e os documentos necessários são RG, CPF e comprovante de endereço.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.