O Maranhense|Notícias do Estado do Maranhão

Simpósio debate o consumo consciente e sustentável

Entre os dias 24 e 28 de maio, a faculdade Estácio promove o seu II Simpósio de Gestão, que nesta edição traz como tema central o comportamento de consumo consciente e sustentável. A programação, virtual e aberta ao público de todo o Brasil, contará com palestrantes de instituições nacionais e internacionais, discutindo como as questões ambientais e sociais da atualidade estão impactando as empresas e gerando oportunidades de negócios. 

O evento faz parte das atividades do Programa de Pesquisa e Produtividade da Estácio. “O simpósio tem como objetivo principal apresentar as pesquisas que estão sendo conduzidas sobre a temática em questão, as ações praticadas pelas organizações atualmente e as tendências de futuro”, explica Luciane Albuquerque, professora dos cursos de Negócios da Estácio João Pessoa, unidade que sedia o evento. 

Nesta quarta-feira (26), quem abre o simpósio é a assessora de finanças pessoais Luciana Barros, às 19h, com o tema “Dinheiro: tenha uma relação saudável com ele”, seguida da artesã e empreendedora Suzi Meloni, que às 20h30 fala sobre a criação do @lindasujeans, ateliê que transforma jeans usados em novos produtos, como bolsas, carteiras, mochilas, entre outros.

O simpósio segue na quinta-feira (27), às 19h, com a engenheira de produção e mestranda em Administração Pública-privada pela Universidade de Coimbra – Portugal, Mayara Tobio, palestrando sobre o tema “A utilização da ciência comportamental como um empurrãozinho para a sustentabilidade corporativa”. Fechando a noite, às 20h30, o engenheiro de segurança do trabalho e mestrando em Ciências da Administração, Eduardo Sá, aborda o assunto “Sustentabilidade: a responsabilidade socioambiental na indústria da construção civil”. 

E na sexta-feira (28), último dia de simpósio, a psicóloga, mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente e doutoranda em Psicologia pela Universidade do Porto – Portugal, Hérica Melo, fecha a programação com a palestra “Compra sustentável: semelhanças e diferenças entre consumidores brasileiros e portugueses”, às 19h. Todas as apresentações acontecem via plataforma Teams. As inscrições são gratuitas no link: https://bit.ly/3tA4zD1